De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), todos os casos foram notificados em Manaus, em razão da cidade possuir uma maior estrutura e recursos para realizar os exames.
No entanto, os município de residência dos pacientes foram: Manaus (12), Tabatinga (02), Careiro (01) e Manacapuru (02), somando 17 casos detectados no Estado, segundo a nova atualização divulgada pela FVS-AM.
11 pacientes apresentaram alta médica, dois permanecem internados, sendo acompanhados por uma equipe médica, e três vieram à óbito.
De acordo com o órgão, dois novos casos foram notificados, um de Manaus e outro de Iranduba. O primeiro caso é o de um bebê, de 12 meses e o segundo, de uma adolescente de 14 anos, residente de Iranduba. Ambos seguem internados em hospitais de Manaus.
SIM-P – Entre os sintomas da SIM-P, estão:
- febre elevada e persistente, acompanhada de pressão baixa;
- conjuntivite;
- manchas no corpo;
- diarreia;
- dor abdominal;
- náuseas;
- vômitos;
- comprometimento respiratório, cardíaco e gastrointestinal, associado a marcadores de inflamação elevados e evidência de Covid-19.
Ainda não está confirmada a relação da síndrome com a Covid-19, entretanto a Organização Mundial de Saúde (OMS), em conjunto com diversos países, vem acompanhando e investigando possíveis casos em crianças e adolescentes.
Em Manaus, os casos são acompanhados várias equipes da FVS-AM e da SES-AM.
- Fonte: Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM)
- Imagem: Divulgação.