No último dia 4, senadores assinaram e protocolaram a instauração de uma CPI para investigar as ações do Governo Federal durante a pandemia.
O senador amazonense Omar Aziz declarou que a CPI irá investigar também a demora da Anvisa em aprovar o uso emergencial das vacinas.
“O Brasil não consegue proibir o cara de fumar crack, de cheirar pó e quer proibir alguém de ser imunizado com vacina russa [Sputnik V]? Será que uma vacina dessa é pior do que a doença? Não é. A Anvisa terá de ser investigada também, pela demora na aprovação das vacinas.”
O senador declarou ainda que é necessário fazer uma análise geral do comportamento do governo, do Ministério da Saúde, das pessoas envolvidas e que a CPI “não é uma caça às bruxas”
Vale ressaltar que a Anvisa é subordinada ao Governo Federal e dependia da autorização do chefe do Executivo, Jair Bolsonaro, para aprovar o uso emergencial do imunizante estudado pelo Instituto Butantan.
Outros dois senadores amazonenses assinaram o documento, Eduardo Braga (MDB) e Plínio Valério (PSDB) fazem parte do bloco de 29 assinaturas que instauram a CPI.
- Fonte: O Antagonista
- Imagem: Divulgação