Cientistas investigam uma nova síndrome que surge apenas em crianças e parece estar associada à Covid-19. A SIM-P (Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica) trata-se de inflamações que podem atingir rins, coração, pulmões e até mesmo o sistema sanguíneo.
No Reino Unido, já afetava crianças durante os primeiros meses da pandemia e agora, após um novo aumento recorde dos casos de Covid-19, voltou a acontecer com maior intensidade. O País registra, agora, cerca de 100 internações por semana.
No Amazonas já foram registrados 17 casos da síndrome que têm sido acompanhados pela FVS-AM.
Saúde – Sobe para 17 o número de casos da nova Síndrome Inflamatória (SIM-P) em crianças.
Ainda não se sabe se a síndrome está de fato associada à Covid-19, no entanto, segundo o médico alemão Nikolaus Haas, é comum que em tempos de pandemia o sistema imunológico reaja de diferentes formas, nesse caso, com inflamações severas.
“No contexto de várias doenças infecciosas, pacientes com uma certa predisposição podem desenvolver um quadro clínico no qual todo o corpo reage com inflamação severa e isto também se aplica às crianças”, diz o especialista, que chefia o Departamento de Cardiologia Pediátrica e Medicina Intensiva Pediátrica no Hospital Universitário Ludwig Maximilian, em Munique.
O que se sabe até então é que se a terapia for iniciada suficientemente cedo, os danos vasculares ao coração podem ser evitados. Ainda é necessária muita pesquisa sobre ambas as doenças, também para descobrir se a covid-19 pode ser, como suspeitam os pesquisadores, o gatilho.
- Fonte: Portal DW
- Imagem: Divulgação.