sexta-feira, novembro 22, 2024

Tecnologia – “Alô, alô Marciano, aqui quem fala é da Terra!” – Emirados Árabes enviam primeira missão espacial a Marte.

A missão Hope Mars, dos Emirados Árabes Unidos, é a primeira de três missões que deve alcançar a órbita do Planeta Vermelho já nesta terça-feira (9) para estudar as diferentes dinâmicas climáticas que ocorrem por lá.

O país se tornará o quinto a entrar na órbita marciana.

Com 50% de chances de sucesso, o momento da chegada de uma sonda espacial à órbita de outro mundo é bastante desafiador, pois a velocidade da Hope precisará ser bastante reduzida para que a gravidade de Marte possa capturá-la. Para isso, os seis motores da sonda irão queimar metade do combustível disponível durante 27 minutos, para desacelerar da velocidade de 121 mil km/h para 18 mil km/h.

As equipes em solo não vão poder fazer muito além de esperar e observar, porque qualquer sinal vindo da sonda irá levar 11 minutos para chegar à Terra — e qualquer sinal partindo da Terra levará o mesmo tempo para chegar até lá. Se tudo correr bem, a missão irá incluir o país na 5º posição da lista daqueles que já entraram na órbita de Marte — os outros foram os Estados Unidos, a União Soviética, a Agência Espacial Europeia e a Índia.

Embora a sonda tenha sido projetada para estudos da dinâmica climática do planeta, ela é um grande passo em direção ao ambicioso projeto da construção de um assentamento humano daqui a 100 anos. Nesta quarta-feira (10), a missão Tianwen-1, da China, também chegará ao planeta vermelha e completará o time de novatos a orbitar a atmosfera marciana.

Por fim, existe também a missão Mars 2020, da NASA, que deve chegar ao seu destino em 18 de fevereiro.


  • Fonte: Redação Portal Manaós.
  • Imagem: Kjpargeter/Freepik

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias