A missão Hope Mars, dos Emirados Árabes Unidos, é a primeira de três missões que deve alcançar a órbita do Planeta Vermelho já nesta terça-feira (9) para estudar as diferentes dinâmicas climáticas que ocorrem por lá.
O país se tornará o quinto a entrar na órbita marciana.
Com 50% de chances de sucesso, o momento da chegada de uma sonda espacial à órbita de outro mundo é bastante desafiador, pois a velocidade da Hope precisará ser bastante reduzida para que a gravidade de Marte possa capturá-la. Para isso, os seis motores da sonda irão queimar metade do combustível disponível durante 27 minutos, para desacelerar da velocidade de 121 mil km/h para 18 mil km/h.
Upon completing the Mars Orbit Insertion, the UAE will be the 5th nation in human history to reach the Red Planet. It is now time to end 50 years of ambition, with a new beginning.#ArabsToMars #HopeProbe pic.twitter.com/fQVLsNpGBh
— Hope Mars Mission (@HopeMarsMission) February 8, 2021
As equipes em solo não vão poder fazer muito além de esperar e observar, porque qualquer sinal vindo da sonda irá levar 11 minutos para chegar à Terra — e qualquer sinal partindo da Terra levará o mesmo tempo para chegar até lá. Se tudo correr bem, a missão irá incluir o país na 5º posição da lista daqueles que já entraram na órbita de Marte — os outros foram os Estados Unidos, a União Soviética, a Agência Espacial Europeia e a Índia.
Embora a sonda tenha sido projetada para estudos da dinâmica climática do planeta, ela é um grande passo em direção ao ambicioso projeto da construção de um assentamento humano daqui a 100 anos. Nesta quarta-feira (10), a missão Tianwen-1, da China, também chegará ao planeta vermelha e completará o time de novatos a orbitar a atmosfera marciana.
Por fim, existe também a missão Mars 2020, da NASA, que deve chegar ao seu destino em 18 de fevereiro.
- Fonte: Redação Portal Manaós.
- Imagem: Kjpargeter/Freepik