segunda-feira, novembro 25, 2024

Polícia – “Malandro não para, malandro da um tempo!” – Traficante de armas sai da cadeia com alvará de soltura falso.

Um dos maiores traficantes de armas do mundo, João Filipe Barbieri saiu pela porta da frente do presídio após cumprir três anos da sua pena – e por meio de uma fraude.

Enteado de Frederick Barbieri – que está preso nos Estados Unidos, considerado o “Senhor das Armas” – ele foi condenado a 27 anos de prisão, acusado de ser um dos principais integrantes da quadrilha que teria enviado um carregamento de fuzis de guerra em aquecedores de piscina ao Brasil.

A notícia de que Barbieri e outro detento, João Victor Roza, teriam saído da cadeia chegou ao desembargador Marcelo Granado, responsável pelo caso, no mês passado.

Ele então pediu explicações à Seap (Secretaria de Administração Penitenciária) que confirmou apenas na semana passada a soltura dos criminosos. Segundo ofício, João Barbieri teria deixado a penitenciária em 18 de novembro de 2020.

Na segunda-feira (09/02) a Secretaria emitiu um novo documento confirmando a saída dos dois detentos, no entanto, nenhum documento de soltura foi anexado. A única informação é que os alvarás teriam sido emitidos pela 8ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, o que não seria possível, pois segundo o advogado criminalista Afonso Destri, a 8ª Vara não poderia liberar Barbieri já que processo não está mais na primeira instância.

A Justiça Federal afirmou não ter concedido liberdade a Barbieri e que o alvará de soltura é falso. O desembargador do caso cobra explicações do Ministério Público e da Secretaria, além de ter pedido a prisão imediata de João Filipe Cordeiro Barbieri e João Victor Silva Roza.

A Seap diz que está apurando o caso.


  • Fonte: G1
  • Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias