Após comemorar a marca de 100 mil imunizados na capital, Manaus poderá enfrentar um período de suspensão na campanha por falta de vacinas em estoque.
O governador Wilson Lima declarou que recebeu um alerta da prefeitura sobre o esgotamento do estoque, que deve acabar nesta sexta-feira, 12/02. Segundo ele, o interior conta com doses disponíveis para os próximos dez dias, visto que, por questões de logística, as vacinas que saíram da capital demoraram para chegar nos pontos mais remotos do Amazonas.
O estado recebeu cerca de 550 mil doses, 207.312 apenas para Manaus, mas, segundo o governador, o Ministério da Saúde ainda não declarou quando uma nova leva de imunizantes deve ser distribuída.
A 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Manaus determinou que o Estado do Amazonas e o Município de Manaus devem adquirir doses, junto aos laboratórios já aprovados pela Anvisa, em número suficiente para atender o grupo prioritário ou que, pelo menos, demonstrem intenção de compra dos imunizantes, no prazo de 20 dias.
Em sua decisão, a juíza responsável, Etelvina Lobo Braga, destacou que o direito à saúde é responsabilidade de todos os entes (União, Estados e Municípios).
- Fonte: CNN Brasil
- Imagem: Dhyeizo Lemos / Semcom