O Governador anunciou hoje (13/02), em pronunciamento ao vivo, algumas alterações no decreto estadual que restringe a circulação de pessoas. O governador esteve ao lado de especialistas da FVS-AM e da saúde para apresentar a situação epidemiológica do Estado e as medidas que o governo deve adotar a partir disso.
Segundo os dados apresentados, a cidade de Manaus saiu da fase roxa (alto risco) para a fase vermelha. Tendo em vista a diminuição na fila de espera dos leitos, o avanço da vacinação e os esforços do Estado em testar o maior número de pessoas para identificação e ação precoce contra a Covid-19, o governador apresentou flexibilizações para o retorno de algumas atividades econômicas a contar desta segunda-feira (15/02). As alterações do decreto devem valer por 7 dias. A circulação de pessoas segue restrita das 19h as 6h.
As mudanças previstas pelo decreto são:
COMÉRCIO E SERVIÇOS
– Permitida a venda no sistema drive-thru para o comércio em geral, das 08h às 15h, mediante plano de operacionalização do sistema elaborado por associações comerciais e submetido ao Comitê de Enfrentamento da Covid-19;
– Permitidas obras de manutenção emergenciais em residências;
– Permitidos serviços de oficinas mecânicas em geral, com exceção de serviços de funilaria e pintura, das 08h às 17h;
– Permitidos serviços de beleza, barbearias e similares exclusivamente em atendimento domiciliar;
– Permitido o transporte intermunicipal de passageiros restrito ao deslocamento de pessoas para atendimento em serviços essenciais de saúde e para execução de atividades e prestação de serviços cujo funcionamento é permitido no Decreto;
– Permitido o transporte de carga intermunicipal de produtos essenciais à vida, alimentos, bebidas, combustíveis, itens de higiene pessoal e limpeza, gases, medicamentos e outros insumos médico-hospitalares, produtos da área de segurança, itens para embalagem de alimentos, bebidas, limpeza, higiene pessoal e remédios, além de sacolas plásticas.
INDÚSTRIA
– Permitido o transporte de cargas de produtos do setor industrial no período de 24 horas;
– Permitido o deslocamento de veículos especiais destinados ao transporte de funcionários das indústrias no período de 24 horas.
OUTROS
– Permitida a realização de atividade física individual ao ar livre.
O governador anunciou também que, cada estabelecimento, que aderir o funcionamento em modalidade drive-thru, deverá encaminhar um plano de operacionalização ao Comitê de Enfrentamento à Covid-19 para obter o aval do governo estadual.
Wilson destacou que enviou uma recomendação à Prefeitura de Manaus para disponibilização de agentes de trânsito e do PROCON para supervisionar o funcionamento destes estabelecimentos.
No entanto, enquanto a capital sai de seu pior momento na luta contra a Covid-19, o interior do Estado anuncia fase roxa a partir desta segunda. Wilson Lima afirmou que todas as medidas para contenção da crise estão sendo tomadas, como a instalação de miniusinas de oxigênio, verba auxiliar para as prefeituras e suporte de transporte para pacientes em estado grave.
- Fonte: Secom
- Imagem: Secom