O Senado dos Estados Unidos absolveu o ex-presidente Donald Trump de seu segundo processo de impeachment hoje (13/02). Eram necessários 67 votos, entre 100 senadores, para garantir a condenação de Donald Trump. O placar final foi de 57 votos a favor da condenação a 43 pela absolvição.
Pela primeira vez na história, o senado abriu um processo de Impeachment contra um presidente que não ocupa mais o cargo e aconteceu em tempo recorde. O objetivo objetivo final do Congresso americano era abrir caminho para cassação dos direitos políticos de Trump, impedindo-o de concorrer novamente à Presidência. O ex-presidente era acusado de incitar uma onda de protestos violentos contra a democracia que culminaram com a invasão do Capitólio por seus apoiadores e cinco mortos.
As expectativas para que, de fato, houvesse uma condenação eram baixas, já que o partido de Trump dificilmente se voltaria contra ele. Diante da impossibilidade de condená-lo, os acusadores aproveitaram a oportunidade para apresentar dramáticas alegações contra o ex-presidente, amparadas por exibições de vídeos com compilados das vezes em que Trump incitou violência – uma tentativa de deixar uma marca negativa duradoura sobre o seu mandato.
- Fonte: O Globo
- Imagem: Divulgação