Sete meses depois de a missão ter partido da Terra, o robô explorador Perseverance, da Nasa, pousou na superfície de Marte no final da tarde desta quinta-feira (18). A missão, chamada de Mars 2000, tem como objetivo buscar vestígios de vida em um local do planeta que já foi um lago há bilhões de anos
Acredita-se que havia em Marte, entre 3 e 4 bilhões de anos atrás, um lago onde hoje está a cratera de Jezero. O local tem sedimentos similares aos encontrados na Terra, que podem conter vestígios de organismos.
O robô leva consigo equipamentos que vão coletar amostras, observar a geologia e transformar dióxido de carbono em oxigênio para uma futura missão tripulada com humanos no planeta.
O Perseverance, nome do robô que partiu da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, em 30 de julho de 2020 – é o robô explorador mais sofisticado já enviado ao espaço e o mais recente robô da linha de enviados a Marte, e, já é o terceiro a atingir o planeta vermelho em uma semana, depois das missões da China e dos Emirados Árabes Unidos.
Dezenove câmeras foram programadas para fotografar e trazer informações sobre o clima e a geologia do planeta.
- Fonte: G1
- Imagem: Divulgação / NASA