O presidente Jair Bolsonaro demonstrou diversas vezes a sua insatisfação com as decisões tomadas pela Petrobras. Após afirmar que não iria interferir nas ações da estatal, o presidente indicou um novo nome para o comando executivo, trocando Roberto Castello Branco, pelo general Joaquim Silva e Luna, que estava na chefia da Itaipu Binacional.
“Tenho que governar. Trocar as peças que porventura não estejam dando certo. Se a imprensa está preocupada com a troca de ontem, na semana que vem teremos mais. O que não falta para mim é coragem para decidir pensando no bem maior da nossa nação.” afirmou o presidente.
Após o episódio, o presidente declarou que “semana que vem tem mais” – sem detalhar quais mudanças serão feitas.
A troca do comando da Petrobras depende do aval do conselho de administração da empresa. O Ministério de Minas e Energia enviou ofício à petroleira solicitando a convocação de uma assembleia geral de acionistas para avaliar a mudança indicada por Bolsonaro.
O mercado internacional não vem reagindo bem às falas de Jair Bolsonaro. Desde o começo da semana, as ações da Petrobras registraram queda e bolsas de valores do Brasil e do exterior.
- Fonte: Portal Poder360
- Imagem: Divulgação