domingo, julho 7, 2024

Saúde – Pressionado, ministro Pazuello recorre ao Planalto para comprar mais doses da vacina contra a Covid-19.

O Ministério da Saúde declarou, por meio de uma nota divulgada neste domingo (21), que deseja comprar doses das fabricantes da Janssen e da Pfizer, mas que as propostas apresentadas pelas empresas vão além de sua capacidade de prosseguir as negociações para contratação. Por isso, recorreu à Casa Civil.

Conforme a nota, o Ministério disse esperar uma resposta do Planalto entre amanhã (22) e sexta-feira (26) para saber como deve proceder para solucionar impasses nas negociações iniciadas em abril do ano passado com os dois laboratórios. A pasta alegou que as negociações estão “emperradas” devido a falta de flexibilidade da empresas.

“Queremos salvar vidas e comprar todas as vacinas comprovadamente efetivas contra o coronavírus aprovadas pela Anvisa. Desde abril de 2020, começamos a conversar com a Janssen e, um mês depois, com a Pfizer, mas as duas empresas fazem exigências que prejudicam interesses do Brasil e cederam pouquíssimo nisso, ao contrário de outros fornecedores”,

O ministro Pazuello havia prometido entregar aproximadamente 11,3 milhões de doses do imunizante AstraZeneca até o final do mês de fevereiro para que os estados da Federação acelerassem a campanha de vacinação. No entanto, as doses nem mesmo estão disponíveis no mercado.

Saúde – “Entre tapas e beijos” – Instituto Butantan e Ministério da Saúde trocam acusações após atraso na entrega das vacinas.

Frente aos embates protagonizados pelo Ministério da Saúde e a possibilidade de ter o estoque de vacinas zerado, um grupo de governadores anunciou na sexta-feira (19) que tentará realizar a compra dos imunizantes diretamente com os laboratórios. Wellington Dias (PT), governador do Piauí, é quem lidera a proposta e afirmou contar com o apoio de 22 governadores. Segundo ele, a pasta está ciente da ação e teria aberto a possibilidade de reembolsar os Estados pela aquisição.

Saúde – Sem novos lotes de vacina, prefeitura adia a campanha de imunização para novos grupos.


  • Fonte: Estadão
  • Imagem: Dida Sampaio

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias