Um vídeo gravado no Hospital Jofre Cohen, em Parintins, denuncia a falta de medicação sedativa para entubar pacientes que, supostamente, estavam em estado grave com Covid-19 e inconscientes. A Defensoria Pública do Amazonas abriu um inquérito para investigar o caso.
“Com toda certeza, a Defensoria vai oficiar a Prefeitura de Parintins, mas também a direção do hospital, para pedir esclarecimentos sobre o fato que as imagens retratam. E aí, a depender dessa resposta, a gente vai sim analisar e considerar sim a propositura de ação judicial”, informou o defensor público Rafael Barbosa.
Segundo a denúncia, os pacientes passaram o final de semana contidos às suas macas, amarrados pelos pulsos para receberem ventilação mecânica enquanto não havia medicamento para seda-los.
A prefeitura de Parintins divulgou uma nota informando que, mesmo com o estoque crítico de sedativos, os pacientes não ficaram sem a medicação e foram contidos às macas por uma questão de segurança ao iniciar o processo de diminuição da sedação.
Parintins é o terceiro município do Amazonas que mais registou casos de Covid-19. Segundo dados da FVS-AM, 8.269 pessoas foram infectadas desde o começo da pandemia.
- Fonte: Redação Portal Manaós / G1
- Imagem: Reuthers