Visando proteger a população em situação de rua do contágio pela Covid-19, o Governo do Amazonas, por meio da Sejusc, inaugurou nesta quinta-feira (25) um novo abrigo emergencial temporário, localizado na área da Concentração do Sambódromo.
O abrigo tem estrutura para abrigar de forma segura até 150 pessoas, seguindo todas as especificações e protocolos de segurança, estabelecidos pelo Ministério da Saúde e por organismos internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com a secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, é de suma importância proteger a população em situação de rua da Covid-19, tendo em vista a situação vulnerabilidade em que se encontram. É necessário manter a integridade dessas pessoas atendendo a política estadual e nacional de direitos humanos.
Desta forma, antes de entrar no abrigo, todos passam por uma triagem, testes de Covid-19, HIV e tuberculose, para garantir que estejam saudáveis e sejam abrigados.
Modelo
Funcionando 24 horas, o abrigo conta com oito estruturas de tendas, nos moldes das disponibilizadas pela operação “Acolhida”, do Governo Federal, com dormitórios masculino, feminino e família; refeitórios; vestiários e banheiros químicos e para banho; além de espaço destinado ao asseio de roupas e pertences individuais.
No local, os abrigados contarão com seis refeições diárias e com atividades culturais, que serão realizadas com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, além de palestras desenvolvidas por servidores da Sejusc e de algumas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuam no espaço.
Além disso, os abrigados irão receber atendimento psicossocial e kits de higiene pessoal, e terão acesso à documentação civil.
Equipes
O abrigo conta com psicólogos, assistentes sociais, cuidadores, auxiliares de cuidadores, técnicos de enfermagem, enfermeiros, entre outros.
Um homem, de 59 anos, que passou pela triagem, afirmou estar feliz por ter a possibilidade de ir para o abrigo emergencial. “Estou alegre e eu vou pedir ajuda para sair das ruas e voltar para a minha família. Estou cansado da rua, de pegar chuva. Eu chorava muito porque tem muita humilhação, entendeu? Estou seguro com essa ajuda”, disse.
Após a triagem, os grupos serão levados para o local do abrigo. O traslado será feito por meio de um ônibus, cedido pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) para a ação. O abrigo também conta com o apoio das OSCs Pastoral do Povo da Rua, Desafio Jovem de Manaus e Projeto Mais Amor.
- Fonte: Secom
- Imagem: Lucas Silva/Divulgação Sejusc