quinta-feira, novembro 21, 2024

Manaus – “O novo normal” – Entenda os impactos da pandemia na sociedade com a socióloga mestre Maria Rute.

A pandemia da Covid-19 forçou a sociedade a se adequar a novas normas, “o novo normal”, como vem sendo anunciado, é marcado pelos processos de mudança que trouxeram impactos coletivos e individuais. Em entrevista concedida à repórter Erica Barbosa, a socióloga Maria Rute Luna fala de sua visão sociológica acerca das mudanças sofridas após o evento.

 

 

As entrevistas ocorrem em um projeto chamado Por Elas que ocorre todo sábado.

Distanciamento social

A socióloga cita o filósofo francês Émile Durkheim para avaliar o isolamento social e os índices de problemas de ordem psicológica, visto o impacto econômico, social e político, que fragilizou ainda mais pessoas que já se encontravam com algum tipo de vulnerabilidade social. O livro disserta sobre como as pessoas cometiam suicídio durante as grandes crises da humanidade, como as guerras mundiais epidemias.

Em paralelo, Rute afirma que o isolamento afeta as relações sociais, a forma de trabalho – home office) e reinventa profissões através do psicológico. Apesar de tudo, a presença de redes sociais ajuda a manter contato entre as pessoas neste momento em que foi necessária a minimização da circulação de vírus, tornando possíveis as compras online, o trabalho de casa e, também, as aulas online.

Exclusão digital

A pandemia mostrou mais um grande abismo social, uma vez que o “novo normal” acontece através do mundo digital e nem todos têm verba disponibilizada para tal.

Rute fala, também, sobre se reinventar na carreira sabendo que não há oferta de emprego, tampouco um cenário propício para tal.

Problemas emocionais 

A crise sanitária ocasionou, dentre outros problemas, crise econômica e política, desencadeando casos diversos de depressão e ansiedade, problemas com entorpecentes e vícios. Segundo ela  a América Latina “não é preparada pra essas problemáticas.”

O conjunto de problemas acaba afetando o psicossocial do indivíduo e, consequentemente,  a sociedade como um todo.

Perca de familiares

Este também foi tema alvo da entrevista, Rute conta a dificuldade em manter as medidas de segurança em grandes eventos, como a campanha política de 2020.  As eleições começam a ser vinculadas com o crescimento exponencial do vírus.

“Acima disso, existe a vida.” disse rute.

Muitas famílias não puderam velar seus parentes pelo risco de contaminação. A mestre reafirma a importância do uso de máscara, álcool e gel e distanciamento social.

Alta nos preços

Foi posto em debate o caso da bandeja de mastruz vendido à R$120 o quilo. Neste momento de descobertas científicas e corrida contra o tempo, alguns estabelecimentos exageram no valor cobrado por produtos na capital.

Manaus – “Cadê a comissão da CMM?” – População registra preços abusivos nos produtos de necessidade básica e carece em representatividade da defesa do consumidor.

Questão política

A socióloga afirma que as pessoas estão relaxando as medidas de segurança, botando em pauta a falta de empatia e a negação da doença. Para Rute, empatia é a palavra chave para encarar o vírus.

Durante a crise de insumos, campanhas solidárias foram articuladas para auxiliar hospitais e agentes de saúde. “O que eu posso fazer, enquanto profissional, para ajudar o próximo?” Pontua ela.

Rute também destaca a ação do poder público na pandemia, a importância do voto e de escolher representantes que, de fato, auxiliem a população.

Assista à entrevista completa o link do Instagram: https://www.instagram.com/tv/CLzL4ainIYK/?igshid=1n2qgi6jl7zha

Em breve disponível também no Youtube e em outras redes sociais do Portal Manaós. As entrevistas do Por Elas ocorrem aos sábados e trazem mulheres marcantes para dialogar sobre os mais diversos assuntos.


  • Fonte: Redação Portal Manaós
  • Imagem: Divulgação / Redação Portal Manaós

 

 

 

 

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias