Nesta semana, a Prefeitura publicou a lista de aprovados no programa Auxílio Manauara e alguns nomes causaram estranheza. A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) apurou as denúncias e iniciou um levantamento para identificar inconsistências relacionadas às inscrições.
Durante a análise foi constatado que nomes como “Acidente dos Santos Ferreira”, na verdade é “Audirene dos Santos Ferreira”; “Brócolis Rosane de Souza” é “Neocília Dozane de Souza”; “Malandra dos Santos Sidou” é “Nayandra dos Santos Sidou”; “Surdo Souza Pereira” é “Suedi Souza Pereira”
A hipótese é que nomes tenham sido alterados pelo corretor ortográfico do celular, sem que a pessoa percebesse.
A secretária da Semasc, Jane Mara Moraes, afirmou que as bases de dados iniciaram a avaliação descartando os CPFs inativos, inválidos ou de pessoas mortas. Só neste processo, quase cem mil inscrições foram invalidadas, além disso, também foram descartadas as inscrições de quem recebia benefícios previdenciários, seguro-desemprego, tinha renda per capita superior a R$ 178, entre os outros critérios de não elegibilidade.
Todos os 40 mil cadastros aprovados têm informações fotográficas do RG e CPF, validando a inscrição. São critérios para não receber o Auxílio Manauara: ter emprego formal ativo; família ter renda per capita acima de R$ 178; estar recebendo seguro-desemprego ou benefícios previdenciários, assistenciais ou benefícios de transferência de renda federal ou estadual, com exceção do Bolsa Família.
“As pessoas que se inscreveram, atenderam aos critérios do programa e foram selecionadas, vão receber o benefício. Para nós é importante que a população continue acompanhando, fiscalizando, para que a gente leve renda para quem mais precisa”, concluiu Jane Mara.
Atendimento
A Semasc continua acompanhando todas as situações que estão sendo enviadas para a secretaria. Dúvidas e denúncias podem ser feitas por meio do Disque-Auxílio Manauara nos números 98842-4777 e 98842-1018. Caso seja confirmada algum tipo de fraude na declaração para o recebimento do benefício, a Procuradoria Geral do Município será acionada para a adoção das medidas cabíveis.
- Fonte: Semcom
- Imagem: Divulgação / Semcom