Em véspera de ano eleitoral, os políticos do Amazonas já se articulam para garantir a continuidade de seus trabalhos legislativos. Nos bastidores da política, novos parlamentares chamam atenção com propostas ditas contrárias à velha política, enquanto os mais tradicionais tentam uma reeleição.
O resultado das eleições de 2022 será um reflexo da satisfação ou da insatisfação dos eleitores quanto às ações dos parlamentares durante a pandemia. Há grandes chances da Assembleia Legislativa do Amazonas presenciar a mesma mudança em suas cadeiras que a Câmara Municipal de Manaus no começo deste ano, com 50% de seu parlamento renovado.
Em 2022 os eleitores irão escolher deputados estaduais e federais, um senador, o governador do Amazonas e o presidente do Brasil. Conheça os vereadores que podem concorrer ao pleito:
Avante
Eduardo Assis, conhecido por desenvolver projetos sociais no bairro Alvorada, foi eleito vereador por Manaus com 5.087 votos e declarou intenções de onde quer chegar: à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Cidadania
O vereador William Alemão também já declarou intenção de concorrer à um cargo na Aleam. Eleito com 3.237 votos, foi o candidato menos esperado a atuar na CMM e legisla a favor da classe empresária da cidade.
PSC
Rodrigo Guedes (PSC), ex-titular do Procon-Am, é um dos vereadores que tem tido destaque com seu trabalho na CMM. Autor da proposta da CPI da Amazonas Energia, Guedes é uma grande aposta a Aleam em 2022.
Contudo, Guedes afirmou não ter nada definido, mas, não descarta, inclusive, compor como candidato a vice-governador em alguma chapa. “Eu não decidi nada sobre isso, ainda. Não sei se vou ter condições estruturais de disputar a eleição. Quando eu falo de estrutura, não falo apenas de recursos, mas de logística também, porque você precisa percorrer o interior. Mas não descarto que serei candidato. Posso, quem sabe, concorrer como candidato a vice-governador numa chapa com alguém, deputado federal ou estadual”, destacou.
Caio André, também do PSC, é um dos nomes favoritos nos bastidores. Tudo indica que ele teria uma forte disputa como deputado estadual. No entanto, a assessoria do parlamentar informou que, por enquanto, é cedo para pensar em eleições e ele está focado em cumprir o atual mandato na CMM.
Republicanos
O vereador Carpê é dos políticos mais populares na cidade. Eleito com 8.538, o ex-Capitão da Polícia Militar facilmente alcançaria uma vaga em âmbito estadual, levando em consideração a votação expressiva que teve em 2020.
Apesar dos rumores, Carpê afirma que não pensa nas eleições por enquanto. “Eu estou muito focado no meu mandato de vereador. Tenho focado muito no trabalho, nos projetos que a gente tem para fazer, a questão da Guarda Civil que precisamos fortalecer e equipar, criar a comissão de segurança pública municipal. Não estou pensando nas eleições de 2022 ainda”, concluiu.
Podemos
Amom Mendel foi uma das candidaturas que mais surpreendeu. Eleito com 7.537 votos em uma campanha totalmente online e com foco no público jovem, o parlamentar mais novo da Câmara é uma grande promessa para a política amazonense.
“Acabei de assumir o mandato e, nesse momento, não penso nisso, embora tenha recebido indicações nas redes sociais”, respondeu o vereador sobre a possível candidatura.
- Fonte: Beatriz Trindade – Redação Portal Manaós / O Poder
- Imagem: Divulgação