O presidente Jair Bolsonaro, por diversas vezes, demonstrou intenção de adquirir um spray israelense que supostamente atua no tratamento da Covid-19. O medicamento, desenvolvido no país que já vacinou 50% de sua população, ainda está na fase preliminar de testes e não demonstrou dados suficientes de sua eficácia contra a doença.
Na quarta-feira (3), Bolsonaro anunciou três medidas para enfrentar o coronavírus no Brasil: vacinação, tratamento “precoce”(que não tem comprovação de eficácia), e a viagem da comitiva a Israel em busca do spray.
Bolsonaro já havia ironizado eventuais efeitos colaterais da vacina, dizendo que poderiam fazer “virar jacaré e Super-Homem” e “nascer barba em mulher ou algum homem começar a falar fino”.
Porém, na noite de ontem, o presidente apareceu em um vídeo afirmando que receberia a dose do imunizante contra a Covid-19 de forma voluntária.
Bolsonaro: "Estou imunizado e tomarei vacina depois que todo mundo tomar"
O presidente se disse imune por já ter tido covid-19 e afirmou que pode tomar a vacina contra a doença quando “todo mundo” estiver imunizado no Brasil. "No que depender de mim é voluntário", completou pic.twitter.com/e81w1CNWeM
— UOL Política (@UOLPolitica) March 6, 2021
Já no dia de hoje (06), o presidente publicou um vídeo em suas redes afirmando que a comitiva presidencial que irá a Israel tem uma missão: tratar sobre a aquisição de vacinas.
No vídeo, nenhum dos membros cita o uso ou a compra do spray, apenas referem-se a “medicamentos” de forma genérica. O secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência e Tecnologia, Marcelo Morales, disse que o objetivo é tratar de medicamentos e vacinas. “O objetivo é levar (…) para fazer esse acordo de cooperação em várias áreas de conhecimento, inclusive de medicamentos e vacinas, que estamos desenvolvendo”, esclareceu.
O grupo tem dez pessoas e embarcou hoje para Israel. Eles são liderados pelo chanceler Ernesto Araújo. Bolsonaro esteve no embarque.
O Brasil atingiu hoje a marca de 7,9 milhões de vacinados contra a covid-19. No total, 7.941.173 de brasileiros receberam ao menos uma dose da vacina, o equivalente a 3,75% da população nacional. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa.
- Fonte: Uol
- Imagem: Reuters