O Governo do Amazonas iniciou a distribuição de 26,7 mil doses da vacina contra a Covid-19 ao interior nesta quinta-feira (04). O envio da nova remessa só foi possível com a chegada de 62,8 mil doses do Governo Federal.
O imunizante, do tipo CoronaVac, fabricado pelo Instituto Butantã, deverá atender neste momento o grupo prioritário na faixa etária entre 60 e 64 anos, com prioridade para quem possui comorbidades.
Até esta sexta-feira (05/03), 21 municípios já efetuaram a retirada das novas doses. Ainda hoje, é esperada a entrega da vacina para outros dez: Barreirinha, Benjamin Constant, Coari, Novo Aripuanã, Parintins, Pauini, Rio Preto da Eva, Tapauá, Presidente Figueiredo e Eirunepé.
O município de Anori (distante 194 quilômetros de Manaus) foi um dos que receberam o imunizante ainda na manhã desta sexta-feira (05). O representante da cidade na capital, Edvaldo Brito, destacou a importância da vacina ao Estado, que destinará a maioria à população ribeirinha.
Buscando atender ainda a população indígena em áreas remotas, o Governo do Amazonas efetuou, também nesta sexta, a entrega de doses para representantes da etnia Waimiri Atroari. De acordo com Elaine Cristina, representante da comunidade, com as novas doses entregues será possível imunizar todo o grupo prioritário que vive na aldeia.
Imunização
Este já é o sexto lote de vacinas contra a Covid-19 recebidas pelo Amazonas, que já imunizou mais de 348 mil pessoas em todo o estado. Com esse quantitativo, o Amazonas se mantém em primeiro lugar no Ranking Nacional de Vacinação, conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde.
- Fonte: Secom
- Imagem: Djalma Júnior/Secom