O Governo do Amazonas, por meio da Sejusc, anunciou esforços para intensificar as ações de acolhimento da população em situação de rua para no abrigo emergencial temporário, inaugurado no dia 25 de fevereiro, como medida de proteger esse público do contágio da Covid-19. O espaço já abriga 82 pessoas.
A meta é abrir espaço para abrigar mais 70 pessoas. Antes de entrarem no espaço, elas fazem o teste do vírus verificar se estão infectadas. Quando estão infectadas, são encaminhadas para realizar tratamento.
O espaço possui capacidade para atender até 150 pessoas dessa população em vulnerabilidade, e funciona 24 horas com oito estruturas de tendas. O abrigo segue os protocolos de segurança contra a Covid-19 estabelecidos pelo Ministério da Saúde e por organismos internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS).
No local, os abrigados contam com dormitórios, refeitórios e banheiros, recebem seis refeições diárias e têm acesso a atividades culturais, palestras, atendimento psicossocial, além de acesso à documentação civil. As atividades são realizadas por servidores do corpo técnico da Sejusc e por ONGS que atuam no espaço.
Na última sexta-feira (05/03), os abrigados receberam atendimento de corte de cabelo e designer de sobrancelhas oferecidos pelas OSC Nacer e Movidos Pelo Amor, que atua com ações voltadas para pessoas em situação de rua na cidade de Manaus.
“Nosso papel é estar cooperando com essa ação, no corte de cabelo. Como nós já trabalhamos com esse público, estamos justamente para somar e para que isso possa crescer mais ainda”, destacou o coordenador da instituição, Astrogildo Lima.
Triagem– Antes do acesso ao abrigo emergencial, as pessoas em situação de rua passam por testes rápidos para Covid-19, HIV (vírus causador da Aids) e tuberculose.
Um homem de 44 anos, que passou pela triagem, disse que ficou feliz com a oportunidade de ir para o abrigo. “Vou dormir melhor, ficar longe das drogas, que é o que mais me atinge. Vai me ajudar e muito. Agradeço a Deus”, disse.
- Fonte: Secom
- Imagem: Lucas Silva / Secom