sexta-feira, novembro 22, 2024

Política – “Fim de expediente?” – Vereadores registram frequência e esvaziam plenário ao meio-dia.

O término das Sessões na Câmara Municipal de Manaus (CMM) ao meio-dia é algo rotineiro na vida dos vereadores. Conforme consta nas atas do plenário, todas as reuniões acabam entre 11 e 13 horas e assim, as pautas de relevância para a cidade são silenciadas ou simplesmente deixadas de lado.

Política – “Ficou só no papel?” – CPI da Amazonas Energia é silenciada na CMM.

Após meses de omissão, a Câmara deu início as discussões sobre a pandemia da Covid-19, a compra de vacinas e as problemáticas enfrentadas pelo setor do comércio com a retração da economia. Porém, assim que os vereadores registram frequência no aparelho eletrônico, deixam a CMM quase às pressas.

Por muitas vezes, é necessário que o presidente da Sessão chame os vereadores que ficam em gabinetes ou nos corredores da Casa Legislativa para comparecerem ao plenário durante a votação da Ordem do Dia.

O parlamento municipal passou por uma troca de 50% nas cadeiras para o começo desse período legislativo. Havia grandes expectativas de mudança com os novos vereadores assumindo cargos pela primeira vez, no entanto, a realidade se mostra a mesma dos anos anteriores, com as mesmas práticas da “velha política”.

Torna-se difícil até averiguar a frequência dos vereadores caso o interessado não procure pelas transmissões ao vivo – que também apresentam falhas, uma vez que a Câmara não atualiza o sistema de transparência com os dados da presença dos vereadores desde que assumiram as cadeiras no começo desse ano.

De acordo com Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), são esses os vereadores presentes na sessão híbrida desta quarta-feira,10:  Allan Câmpelo (PSC), Amom Mandel (PODE), Bessa (SD), Caio André (PSC), Capitão Carpê Andrade (REP), David Reis (Avante), Diego Afonso (PSL), Dr. Daniel Vasconcelos (PSC), Dr. Eduardo Assis (Avante), Eduardo Alfaia (PMN), Elan Alencar (PROS), Everton Assis (PSL), Glória Carratte (PL), Ivo Neto (Patriota), Jaildo Oliveira (PC do B), Jander Lobato (PTB), Joelson Silva (Patriota), João Carlos (REP), Kennedy Marques (PMN), Lissandro Breval (Avante), Marcel Alexandre (PODE), Marcelo Serafim (PSB), Márcio Tavares (Republicanos), Mitoso (PTB), Peixoto (PTC), Prof. Fransuá (PV), Prof. Samuel (PL), Profª. Jacqueline (PODE), Raiff Matos (DC), Raulzinho (PSDB), Rodrigo Guedes (PSC), Rosinaldo Bual (PMN), Rosivaldo Cordovil (PSDB), Sassá da Construção Civil (PT), Thaysa Lippy (PP), Wallace Oliveira (PROS), Wanderley Monteiro (Avante), William Alemão (Cidadania) e Yomara Lins (PRTB).

Ainda que a presença seja expressiva, pouco é feito ou debatido durante as sessões. A de hoje por exemplo, encerrou sem a Ordem do Dia, momento em que momento em que há votação de Projetos de Lei, indicações, moções e requerimentos.


  • Fonte: Redação Portal Manaós / O Poder
  • Imagem: Divulgação / Robervaldo Rocha  – Dircom/CMM

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias