Os sistemas de informação utilizados pela Prefeitura de Manaus para registro e monitoramento de dados sobre a Covid-19 na capital estão sendo apresentados como referência de sucesso para outros municípios brasileiros.
O conjunto de sistemas, desenvolvidos pela equipe de Tecnologia da Informação da Semsa, permitem o registro e monitoramento dos dados sobre a Covid-19 e estão sendo usados, desde o mês de fevereiro, como base para uma pesquisa de cooperação internacional, apoiada pela Opas e inédita no Brasil, com o objetivo de avaliar a eficácia das vacinas já utilizadas na imunização contra a Covid-19 de grupos prioritários em Manaus.
Os sistemas foram apresentados pelo diretor do Departamento de Tecnologia de Informação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Mário Torres, nesta quinta-feira, 11/3, em Campo Grande (MS), durante reunião técnica promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), instituição ligada à Organização Mundial de Saúde (OMS).
Manaus foi a escolhida por conter dados robustos no banco de armazenamento e por estar a frente das diversas capitais na campanha de imunização.
Além da equipe de Tecnologia de Informação da Semsa, o estudo integra pesquisadores da Universidade de Brasília (UNB), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e da FVS-AM.
- Fonte: Secom / Semsa
- Imagem: Semsa