domingo, julho 7, 2024

Saúde – David Almeida fala à BBC Londres sobre vacinação e distanciamento social em Manaus.

O prefeito David Almeida concedeu uma entrevista on-line ao portal de notícias BBC de Londres nesta quinta-feira (11/03). À reportagem, David destaca que o  a vacina e o uso de máscaras contribuíram para diminuir a proliferação do novo coronavírus na capital.

Em um panorama geral da situação da pandemia em Manaus, o prefeito David explicou que “a situação está bem mais controlada”.

“Temos os menores índices de contágio no Brasil, conseguimos por meio do distanciamento social e dos decretos restritivos de circulação, que o vírus esteja sendo controlado. Mas é preciso mais empenho da população em seguir as orientações, enquanto temos poucas vacinas disponíveis”, comentou o gestor

Vacinação

Manaus acaba de ampliar a vacinação dos grupos de 60 a 64 anos, com doses suficientes para imunizar 90% dessa população, um marco para a capital que já cumpriu a meta com trabalhadores de saúde e idosos acima dos 80 anos, e está caminhando para que novas metas sejam alcançadas.

Além disso, o Davi faz parte de um consórcio nacional de prefeitos criado para adquirir mais doses do imunizante por conta própria. Nesta semana, Almeida integrou uma comitiva que visitou a fábrica da União Química, fabricante da vacina Sputnik V.

David ainda comentou sobre os estudos que os institutos de pesquisa da Amazônia têm realizado com a vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, a respeito das novas mutações do novo coronavírus e sua comprovação de eficácia. Vale destacar o projeto de sequenciamento genético, desenvolvido pelo cientista Felipe Naveca, que identificou em primeira mão a variante P1, surgida no Amazonas. Através de tudo isso, o Amazonas possui um banco de dados robusto que serve de referência para estudos de organizações de saúde internacionais.

Reabertura do Comércio

O prefeito comenta que o retorno gradual das atividade é necessário, contudo, seguindo as medidas de segurança para que a população se proteja de exposições desnecessárias.

“Nós passamos 60 dias com os serviços não essenciais fechados, contivemos o avanço do vírus, e neste momento o Estado está abrandando as restrições, e eu creio que esse novo decreto que flexibilizou, é necessário, principalmente aos comerciantes, e à nossa economia local, mas ainda assim temos que nos proteger e prevenir, para que não venha uma terceira onda”, observou David.


  • Fonte: Semcom
  • Imagem: Semcom

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias