quinta-feira, julho 4, 2024

Manaus – “Não são estatísticas, são vidas!” – Sejusc viabiliza abrigo emergencial para população em situação de rua.

A abertura do abrigo emergencial para população em situação de rua é, segundo Mirtes Salles, secretária da Sejusc, não só para abrigar temporariamente, mas também proporcionar mecanismos que gerem mais dignidade, saúde e o fim da vulnerabilidade social.

Muitas histórias ocorrem antes de uma pessoa caminhar até a situação de rua. Às vezes, a motivação é algum problema familiar, o consumo de drogas ou desemprego. O projeto procura viabilizar assistência social para as pessoas que lá estão abrigadas.

Um dos casos é de um idoso de 62 anos, com uma hérnia inguinal, que recebeu uma vaga na Fraternidade dos Amigos e Irmãos da Caridade (Faic), que desenvolve um trabalho de longa permanência para idosos em situação de rua que se encontram debilitados.

Outro caso é o de uma grávida que entrou no abrigo com o esposo. Passado todo o processo de triagem, os assistentes sociais ajudaram no trabalho de parto e a levaram para a Maternidade Alvorada, zona centro-oeste, onde nasceu a criança do sexo masculino.
Após receber alta, a mulher e o companheiro foram encaminhados para a Casa do Migrante Jacamim, zona centro-sul, espaço coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) que conta com acolhimento imediato e emergencial.

Há também a história de um jovem de 20 anos em situação de rua que luta contra a dependência química. No local, administrado pela Sejusc, ele pediu para retirar documentos básicos e para a equipe social lhe ajudar a ter um novo contato com seus familiares. Ao reencontrar a mãe e outros parentes, ele se emocionou e foi recebido de volta em seu lar.

O abrigo emergencial temporário é um espaço de assistência, mas também de confraternização, com as atividades de Organizações da Sociedade Civil (OSCs), secretariais municipais e estaduais parceiras; de relembrar histórias, com as rodas de conversa e palestras; e, principalmente, de respeito por esse público que busca uma mudança de vida.


  • Fonte: Secom
  • Imagem: Raine Luiz/Sejusc

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias