O Atlas ODS é uma iniciativa coordenado pelo professor Doutor Henrique dos Santos Pereira da Universidade Federal do Amazonas, inserido no Programa de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. O programa reúne informações nacionais e relativas aos municípios do estado do Amazonas e, neste período pandêmico, apresenta dados do cenário epidemiológico.
Segundo análise da segunda semana do mês de março, divulgada no última dia 15, os indicadores apontam para redução em todas as taxas referentes à Covid-19.
Houve redução de 19% na média de novos casos no estado como um todo nesta última semana em relação a 14 dias atrás, mantendo-se a tendência de declínio observada desde fevereiro. Contudo, a média dessa semana foi de 1095 casos por dia que ainda é 1,6 vezes maior do que aquela da 1ª semana de dezembro, ou seja, de antes da escalada da segunda onda da pandemia no estado.
As internações caíram 29%. Com cerca de 41 internações diárias em média no Amazonas, os dados desta última semana ainda são 1,2 vezes maiores que os do início de dezembro.
O levantamento aponta para sinais de que a disseminação e a progressão da doença ainda estão em desaceleração, apesar da reabertura gradual do comércio observada nesta semana. O número de internações, entretanto, seguiu elevado nesta semana.
Já os óbitos reduziram em 61%, na última semana, sendo a maior queda semanal já registrada desde o pico da 2º onda. Porém ainda são 1,6 vezes mais numerosos que no início de dezembro. Dada a tendência de quedas do número de novos casos e das hospitalizações, espera-se que esse indicador siga em queda pelo menos até a próxima semana.
Os sepultamentos em Manaus foram reduzidos em 33%, e se aproximam dos patamares de dezembro. A proporção de mortes por Covid-19 no total dos sepultamentos na capital do estado teve expressiva redução (43%), correspondendo à 27% do total registrado diariamente, considerando-se a média semanal deste indicador, valor que ainda é 1,6 maior do que o da primeira semana de dezembro.
A ocupação de leitos de UTI reservados para pacientes de Covid-19 em Manaus sofreu uma redução de 8% mais ainda é um número 2,5 maior do que o observado em dezembro. Já a taxa de ocupação com média semanal de 85% é 6% menor que a observada há duas semanas e já se aproxima dos patamares de dezembro.
- Fonte: Atlas ODS / FVS/AM, SEMULSP-Manaus e InLoco.
- Imagem: Semsa