A pesquisa realizada pelo PoderData, divisão de pesquisas que realiza levantamento de dados através de pesquisas de opinião, define que, caso as eleições fossem realizadas hoje, o ex-presidente Lula teria vitória sobre o atual chefe do executivo, Jair Bolsonaro.
No entanto, a diferença percentual não é tão expressiva. O atual presidente tem 30% do eleitorado, enquanto Lula possui 34%. Como a margem de erro do levantamento é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos, há quase um empate técnico no limite desses percentuais, conforme divulgado no resultado da pesquisa.
Em comparação a outros possíveis candidatos, como Ciro Gomes, Joãos Amoedo, João Dória, Fernando Haddad, Guilherme Boulos, Luciano Hulck e Sérgio Moro, constata-se que a polarização entre Lula e Bolsonaro é grande. Todos tiveram aprovação abaixo de 10% na disputa entre o petista e seu opositor.
Foram 3.500 entrevistas em 545 municípios, nas 27 unidades da Federação.
Um dos questionamentos feitos aos participantes é se votariam nessas pessoas com certeza, se poderiam votar ou se não votariam de jeito nenhum. Lula foi o candidato com a menor taxa de rejeição, 40%. Aos demais, foram atribuídos índices acima de 50%: Doria, com 65%, Moro (60%), Huck (54%), Ciro (56%) e Bolsonaro (53%).
Lula também lidera quando se trata de potencial de voto: 53%, sendo 33% que votariam com certeza no petista e outros 20% que dizem que poderiam votar.
Segundo dados levantados pelo Datafolha nesta semana, a rejeição do presidente Jair Bolsonaro subiu a 54%, batendo recorde desde o inicio de seu mandato. Os questionamentos feitos foram, em sua maioria, acerca da gestão executada pelo Governo Federal na pandemia.
- Fonte: Poder360 / PoderData
- Imagem: Ricardo Stuckert