domingo, julho 7, 2024

Saúde – UBSs preferenciais para Covid-19 registram queda nos atendimentos.

Seguindo a tendência da diminuição de casos e de internações por Covid-19, as 22 Unidades de Saúde Básica da capital, com atendimento voltado exclusivamente ao tratamento de pacientes com a doença, também passaram a registrar queda na demanda por atendimentos.

Em janeiro, 103.789 usuários passaram por essas unidades para consultas médicas ou de enfermagem. Em fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) registrou uma redução de 24,38% na procura por serviços, que caiu para 78.492 pessoas. Na primeira quinzena de março, até o dia 16, 36.921 receberam atendimentos nas unidades preferenciais.

Os 22 pontos exclusivos garantem acesso ao atendimento iniciai e, se necessário, a exames, tratamento, orientações e medicamentos para evitar que haja agravamento do quadro clínico. São três Unidades Básicas de Saúde Móveis, a clínica da família Carmen Nicolau e 18 UBSs do tipo padrão localizadas nos Distritos de Saúde Norte, Sul, Leste e Oeste.

Nas 22 unidades preferenciais da prefeitura, o usuário, ao chegar, passará pelo acolhimento, no qual é feita a triagem, sendo encaminhado para a avaliação médica, que indicará a necessidade de realização – ou não – do exame RT-PCR.

O subsecretário explica que essa redução pode ser reflexo do cumprimento, pela população, dos protocolos de prevenção à Covid-19, como evitar a aglomeração, os contatos físicos e o aumento do fluxo de pessoas, em especial, em ambientes fechados. E também o uso de máscara e os cuidados quanto à higienização das mãos e de objetos.

Ubs que realizam a coleta de RT-PCR

  • Arthur Virgílio, no Disa Norte;
  • Morro da Liberdade e Theomário Pinto, no Disa Sul;
  • Amazonas Palhano, Alfredo Campos e Leonor Brilhante, no Leste;
  • Deodato de Miranda Leão, no Distrito de Saúde Oeste;
  • Astrês UBSs Móveis – atualmente no Cidade Nova (Norte), conjunto Cidadão X (Oeste) e Puraquequara (Leste).

Nas outras, quando há indicação do exame RT-PCR, é feito o encaminhamento para uma das dez que fazem a coleta. O material é enviado para o Laboratório Central do Estado, o Lacen, para a análise e divulgação do resultado.


  • Fonte: Semcom
  • Imagem: Divulgação / A Crítica

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias