O Senado enfrenta a terceira perda de um parlamentar em decorrência da Covid-19. A morte do senador Major Olímpio nesta quinta-feira (18), aumentou a pressão para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as ações do Governo Federal na gestão da pandemia.
O senador era crítico frequente das políticas do governo federal no enfrentamento à pandemia e também um dos principais defensores da instalação da CPI. A abertura da comissão foi tema do último discurso de Major Olímpio, antes de ser internado e morrer vítima da Covid-19.
“O último pedido do Olímpio no plenário do Senado foi esse, para que se instalasse a CPI. Quando o ministro Eduardo Pazuello esteve no Senado, o questionamento mais duro foi dele. Portanto a homenagem mais efetiva que poderíamos prestar seria investigar os responsáveis por estarmos perdendo tantas vidas”, afirmou o líder da oposição e autor do requerimento para a CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
A decisão final sobre a abertura das investigações cabe ao presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).
Mesmo parlamentares contrários inicialmente à CPI começaram a se manifestar no calor da emoção em favor de pressionar Pacheco para instalar a comissão.
“A morte de um senador da República por Covid-19 remete ao aumento da temperatura e da tensão no Congresso Nacional. Isso é indiscutível. Com certeza as cargas vão se voltar para poder se instalar essa CPI”, afirmou o senador Nelsinho Trad (PSD-MS).
Articulações
Um dos aliados do Governo afirmou que não é o momento para se discutir uma movimentação política, como a instalação de uma CPI, no mesmo dia em que houve a perda de um senador.
A oposição, por sua vez, promete ainda mais pressão pela instalação da CPI. Para os opositores, a morte de mais um senador será percebida como representativa do sofrimento que a pandemia vem causando à população, sob um comportamento danoso do presidente da República.
- Fonte: Folha de São Paulo
- Imagem: Divulgação / Agência Senado
É obvio que o povo brasileiro ja sabe quem é o Lula e a quadrilha por ele armada
..Ĺogo, a fake do Lula só cola se comprarem os votos com fraudes eletronicas