sexta-feira, novembro 22, 2024

Política – Para a maioria dos brasileiros, condenação de Lula é justa e 51% acreditam que Fachin agiu mal em anular decisões, diz Datafolha.

Para a maior dos brasileiros, a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do tríplex de Guarujá foi justa, e o ministro Edson Fachin (Supremo Tribunal Federal) agiu mal ao anular sentenças que o tornam elegível para o pleito de 2022.

Foram entrevistadas 2.023 pessoas, e a margem de erro é de dois pontos, para mais ou menos. As pesquisas servem como “termômetro” para medir as opiniões do público frente a esta e outras questões políticas.

Para 57%, a condenação dada pelo então juiz Sergio Moro a Lula, na Operação Lava Jato, foi justa. Moro o sentenciou a 9 anos e 6 meses de cadeia, pena revisada na segunda instância para 12 anos e 1 mês, e reduzida a 8 anos e 10 meses ao ser confirmada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça).

O ex-presidente foi solto no fim de 2019 quando o Supremo mudou o entendimento sobre execução de penas a partir da condenação em segunda instância.

Acham que a decisão foi injusta 38%, e 5% não souberam opinar. Em abril de 2018, o Datafolha havia feito a mesma questão, com resultados semelhantes: 54% viram justiça, 40%, injustiça, e 6% disseram não saber.

Para 51% dos ouvidos pelo Datafolha, Fachin agiu mal, enquanto 42% acreditam que fez o certo. Não souberam responder 6%.

Há ainda uma série de fatores na pergunta que visam identificar o perfil dos entrevistados. Dentre os que sempre apoiam as declarações do presidente Jair Bolsonaro, 80% consideram justas as anulações.

O caso é de amplo conhecimento público: 87% dos ouvidos disseram saber sobre ele. Desses, 37% dizem estar bem informados e 44%, mais ou menos. Não tomaram conhecimento 13%. Entre pessoas mais ricas a proporção de quem diz conhecer o caso vai a 99%.

 

Defendem mais que o ex-presidente dispute o pleito de 2022 moradores da região nordestina (63%), os mais pobres (quem ganha até 2 salários mínimos, 57%) e menos instruídos (com até o fundamental, 60%).

Também são mais incisivos ao dizer que Fachin agiu bem os mais pobres (50%), com menos instrução (52%), desempregados (54%) e nordestinos (60%).

Entre quem acha que o governo Bolsonaro é bom ou ótimo, 79% acham que a sentença de Lula foi justa, 78% que Fachin agiu mal e 77%, que o petista não deve concorrer em 2022.

Já 58% dos que reprovam o presidente acham que a condenação do tríplex foi injusta, enquanto 62% creem que o ministro do Supremo acertou. E 65% querem ver Lula na urna em 2022.


Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias