sábado, outubro 5, 2024

Política – Senado move apelo à comunidade internacional para acelerar vacinação contra a Covid-19.

O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (23), uma moção de apelo à comunidade internacional, sugerida pela senadora Katia Abreu (PP-TO) e apoiada por outros 65 senadores, em que pede ajuda emergencial para a vacinação contra a covid-19 no Brasil.

A moção é dirigida a órgãos como a Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Governos dos países do grupo G20, parlamentos de Estados Unidos, Reino Unido e China, além de empresas produtoras de vacina contra a covid, também vão receber o documento.

O documento pede atenção emergencial do mundo e ressalta que o apelo à comunidade internacional ocorre “no momento em que a sombra nefasta da morte paira sobre milhões de brasileiros, e que novas formas do vírus da covid-19 se tornam uma assustadora ameaça global”.

Os senadores também destacam a pouca quantidade de brasileiros vacinados, cerca de 5% da população, e o ritmo lento com que chegam ao país as vacinas e os insumos farmacêuticos ativos (IFA) importados.

Risco para o mundo

O documento alerta para a periculosidade do vírus no país, alegando que, deixar que o povo brasileiro continue a morrer sem vacinas significa uma agressão a todas as tradições humanas.

Kátia Abreu ressalta que a covid-19 já é a maior causa isolada de mortes no país em 2021, inclusive superando em quase três vezes a média de mortes por infarto do miocárdio, a maior causa de óbito no país antes da pandemia. Ela também lembrou que as mortes por coronavírus já se aproximam dos 300 mil registros oficiais.


  • Fonte: Agência Senado
  • Imagem: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias