sexta-feira, julho 5, 2024

Economia – Navio encalhado no Canal de Suez pode prejudicar 12% da economia mundial e afetar o valor da gasolina.

Equipes de resgate trabalham há três dias para tentar desencalhar o cargueiro Ever Given no Canal de Suez. Autoridades dizem que a embarcação só será liberada na quarta-feira da semana que vem.

O navio de 400 metros de comprimento e 220 mil toneladas desviou-se do curso na terça-feira (23/03), em meio a uma tempestade de areia e a fortes rajadas de vento que atingiram o Egito e partes do Oriente Médio. O cargueiro encalhou, bloqueando toda a navegação entre o Mediterrâneo e o Mar Vermelho nas duas direções.

Canal de Suez pode ficar dias ou semanas bloqueado após meganavio encalhar; entenda | Mundo | G1

Segundo as autoridades locais, será necessário remover entre 15 mil e 20 mil metros cúbicos de areia para atingir uma profundidade de 12 a 16 metros. Essa profundidade provavelmente permitirá que o navio flutue livremente novamente.

Desencalhar navio no Canal de Suez pode levar 'de dias a semanas', diz especialista | Jovem Pan

Importância Econômica do Canal

A rota marítima já pertenceu aos franceses e aos ingleses. Hoje, ele é administrado pela Autoridade do Canal de Suez, controlado pelo Estado egípcio.

Cerca de 12% do comércio mundial depende da travessia para destinar petróleo, grãos,  automóveis para o ocidente. Todo o tráfego está atrasado com o Ever Given encalhado no sul do canal, complicando ainda mais as cadeias de abastecimento globais que já foram fortemente impactadas pelo boom do comércio eletrônico associado à pandemia.

Para Salvatore R. Mercogliano, especialista em assuntos marítimos e professor de história da Universidade Campbell, da Carolina do Norte (EUA), o bloqueio pode ter “enormes ramificações para o comércio mundial”.

Especialistas tentam desencalhar meganavio no Canal de Suez - ES360

“A cada dia que fecha o canal, os navios porta-contêineres e petroleiros não entregam alimentos, combustíveis e produtos manufaturados para a Europa e nenhuma mercadoria é exportada da Europa para o Extremo Oriente.”

Os navios afetados tiveram suas rotas redirecionadas para o Cabo da Boa Esperança, na África. Sete navios-tanque transportando gás natural liquefeito (GNL) foram desviados na sexta-feira, depois que o bloqueio causou a suspensão do tráfego no canal.

Combustíveis

O Canal de Suez é um dos mais importantes meios de travessia de petróleo e gás natural entre Oriente Médio e Europa. O incidente está afetando os mercados mundiais de petróleo devido a atrasos nas entregas.

Os fluxos de petróleo através do Canal de Suez e do oleoduto SUMED (construído no próprio Golfo de Suez) representaram cerca de 9% do petróleo mundial total comercializado por mar e 8% do gás natural liquefeito.

Devido às especulações do mercado, os preços mundiais do petróleo subiram mais de 6% na quarta-feira após a suspensão do tráfego no canal, embora tenham caído ligeiramente novamente na quinta-feira.

Como se sabe, o preço dos combustíveis imposto pela Petrobras varia de acordo com o mercado internacional, o que traria grandes prejuízos, também, ao Brasil.


  • Fonte: Redação Portal Manaós / O Globo
  • Imagem: EFE/EPA/SUEZ CANAL AUTHORITY / Divulgação / REUTERS

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