A popular e maior rede de varejo da região norte, a Bemol, conseguiu manter a confiança do mercado, excelência nos serviços e a qualidade dos produtos vendidos, mesmo durante o intenso período da pandemia da Covid-19.
A empresa está expandido o leque de serviços e produtos, oferecendo internet de própria e de qualidade para os clientes, logística aérea com intuito de brevemente alcançar uma grande parte dos municípios da região norte, além de serviços bancários acessíveis.
Desde 1942, em empresa dos irmãos Benchimol vem conquistados todos os espaço e mantendo o destaque no mercado da Amazônia Ocidental, alcançando um faturamento de R$2,9 bilhões em 2020, com 26 lojas físicas localizadas estrategicamente nas capitais Manaus, Porto Velho, Boa Vista e Rio Branco.
Desde 2018, a empresa e liderada por Denis Benchimol Minev (foto/capa), que concentra o foco na interiorização das atividades da rede o pretende estruturar o e-commerce para toda a região norte, além de abrir uma loja em cada um dos 150 municipios da Amazônia Ocidental, com todo os produtos e serviços ofertados pela empresa.
“Operamos bem nas capitais, mas certamente o lado mais desafiador do negócio e onde vemos mais oportunidade de crescimento são os interiores da Amazônia; no e-commerce não é mais tolerável em quase lugar nenhum do mundo, e na Amazônia inclusive, esperar 30 dias para receber um produto. Você não consegue penetrar os mercados quando esse é seu prazo de entrega; para cada um desses municípios, inventamos uma solução, como alugar o convés de uma balsa de forma permanente para colocar um contêiner que vai cheio e volta vazio; e temos que ser bem flexíveis, porque muitos dos barcos não são registrados. Você vai na beira do rio, descobre qual barco vai para onde e aluga o convés.”, afirma Denis Benchimol Minev.
A empresa também opera com aviões monomotores, para conseguir atender em tempo hábil os prazos para atregar os produtos aos clientes, nas localidades onde não existe uma dificuldade extrema de transito rodoviario como a BR-319, e a navegação também não oferece boas condições, como o Rio Madeira, que torna o transporte mais lento devido ao excesso de troncos durante o trajeto.
Para viabilizar um serviço de qualidade de internet própria, a Bemol já faz estudos e realiza visitas frequentes em munícipios para estruturar o aluguel de postes e torres para a instalação dos esquipamentos necessários, tendo em vista que a comunicação pela internnet é vital para o funcionamento das lojas. O serviço de wi-fi seguirá o padrão das capitais, onde é oferecido gratuitamente nas dependencias das lojas.
“A conectividade no interior é central para o negócio. Em todas as cidades em que operamos, mesmo que não tenhamos loja, colocamos rede wi-fi; para nós faz todo sentido. A rede é de graça em troca de dados. Rapidinho criamos um cadastro enorme na cidade, com CPF, email e telefone; desenvolvemos um bom modelo de precificação de crédito e rapidamente avisamos a pessoa por SMS que ela tem um crédito pré-aprovado no cartão Bemol; hoje temos 2,5 milhões de pessoas cadastradas. Se você pensar que nos quatro Estados em que operamos a população é de 8 milhões de pessoas, já conhecemos bastante gente e temos dados suficientes para rodar nossos sistemas de machine learning e redes neurais para tentar prever quem tem chance de se tornar um bom cliente; hoje o crédito que damos é sem garantia. Mas eu adoraria financiar a compra da casa própria, numa lógica de fidelização de longo prazo que tem tudo a ver com nosso negócio”, relata Denis.
Denis Benchimol também relata que, vem recebendo visitas e convites para reuniões como banqueiros interessados em implementar novos serviços bancários na empresa. Um dos atrativos da Bemol para os investidores, são as sólidas e estáveis operações financeiras, além da não possuir dividas e não ter necessidades de solicitar auxilio financeiro de outras instituições.
Denis revela que brevemente a empresa abrirá as portas para investimentos em bolsa de valores, oferecerá crédito imobiliário e financiará projeto de geração de energia solar compartilhada.
A empresa já possui uma planta de energia solar em funcionamento, próximo a cidade Manaus, com capacidade de gerar 1 megawatt, e já iniciou o projeto de uma fazenda solar de 3 megawatts e uma outra de 3 megawatts, com conclusão prevista para este ano (2021).
A energia solar, não só os equipamentos, mas a instalação e viabilização dos serviços, será mais um produto que a Bemol irá oferecer aos seus clientes.
“Queremos ser líderes em geração distribuída nos quatro Estados e vemos espaço para chegar facilmente a 100 megawatts”, diz Minev. “Hoje um IPO não faz sentido, mas se o plano de negócios pegar tração, vai demandar um volume de investimento maior do que nosso fôlego.”, afirma Denis Benchimol.
- Fonte: Capital Reset – https://www.capitalreset.com/internet-propria-credito-e-ate-aviao-como-a-bemol-esta-construindo-a-amazon-da-amazonia/
- Imagem: Divulgação