A Defensoria Pública do Amazonas propôs uma audiência pública com pesquisadores e representantes da Prefeitura de Manaus, Governo do Amazonas e Ministério Público do Amazonas para debater sobre a necessidade de ampliar a testagem da população com objetivo de monitorar a real situação da pandemia de Covid-19 no estado.
O pedido foi feito no âmbito de uma Ação Civil Pública movida pela própria defensoria em maio de 2020 para realização de testagem em massa na população. Na época, a Justiça do Amazonas deu prazo para o governo e a prefeitura responderem questões relacionadas a possibilidade de testagem no Amazonas, mas a análise do pedido emperrou.
No domingo, 28, a DPE reforçou a solicitação de ampliação da testagem no Amazonas e sugeriu, caso a primeira opção não fosse acolhida, a realização da audiência pública virtual com representantes do Governo do Amazonas, da Prefeitura de Manaus e do MP e os pesquisadores Jesem Orellana, Lucas Ferrante, Luiz Duczmal e Alexander Steinmet.
No pedido, o defensor Rafael Barbosa alerta para o risco da terceira onda no estado. Segundo ele, desde novembro de 2020, ocorreram “inúmeros fatos” e surgiu uma “nova situação epidemiológica, que acena para o risco concreto e contundente de que uma terceira onda de disseminação do Sars-Cov-2 venha a atropelar o Amazonas”.
- Fonte: Portal Manaós e Defensoria Pública.
- Imagem: Divulgação.