As mortes por Covid-19 nos três primeiros meses deste ano no Amazonas representam 54% do total de óbitos da doença registrados desde o início da pandemia no estado, em março de 2020, até o dia 29 de março deste ano.
O dado foi apresentado pelo diretor-presidente da FVS (Fundação de Vigilância em Saúde) Cristiano Fernandes em live nas redes sociais na tarde de quarta-feira, 31.
“De janeiro a março nós tivemos mais de 6,6 mil óbitos. Isso representa 54% do total registrado desde março do ano passado. Então, mostra as consequências da alta transmissão que ocorreu principalmente em janeiro e fevereiro”, disse Fernandes.
Do primeiro trimestre de 2021, o mês de janeiro foi o que acumulou mais mortes pelo novo coronavírus: 3.629. O mês foi marcado pela segunda onda da pandemia no estado.
Os números elevados tiveram forte influência da crise de oxigênio, provocada pela falta do insumo nos hospitais da rede estadual. Em fevereiro foram 2.241 óbitos pela doença. Já em março, houve uma redução significativa com 739 vítimas em todo o estado.
- Fonte: FVS / Redação do Portal Manaós.
- Imagem: Divulgação.