quinta-feira, setembro 19, 2024

Manaus – “O golpe esta aí, cai quem quer!” – Vereador Marcelo Serafim declara que falar em 3ª onda da Covid-19 é alarmismo.

 O vereador de Manaus e farmacêutico Marcelo Serafim (PSB) afirma que a menos que haja uma nova cepa da Covid-19 contra a qual a vacina não seja eficaz, falar em terceira onda da pandemia é alarmismo.

Marcelo Serafim afirma que o que gerou a segunda onda foi uma variante mais transmissível, a P1, que a da primeira onda da doença.

“Essa variante, mais transmissível, acabou infectando um grande número de pessoas no mês de janeiro em Manaus e fazendo todo aquele estrago. Nós, hoje, estamos vendo a mesma coisa acontecer no resto do Brasil”, diz.

Marcelo Serafim compara os picos de mortes por Covid-19 nas duas ondas e cita a queda no número de óbitos do segundo momento.

“Os óbitos por Covid, que lá na primeira onda o máximo foi 1.073 óbitos no mês de abril, na segunda onda tivemos um mês de janeiro extremamente mortal, com 2.697 (mortes). Mas observem a queda no gráfico. No mês de março esse quantitativo de óbitos já foi de 306”, diz.

obitos covid

Marcelo Serafim diz ainda que de quase 3,5 mil pacientes internados no pico da segunda onda, hoje a média é de 800 hospitalizados pelo novo coronavírus.

Aliado a isso, o vereador afirma que Manaus tem avançado nos grupos etários da vacinação, alcançando os que mais morrem quando contaminados pelo coronavírus.

“As pessoas com mais de 60 anos já são 90% imunizados. E agora, nas próximas semanas, irão terminar todos os pacientes com comorbidades. Para vocês terem uma ideia, quando a gente analisa por faixa etária, cerca de 70% das pessoas estão acima dos 60 anos quando morrem. Quando vamos para as comorbidades esses 30% restantes, mais ou menos, 70% de quem morreu também tinha comorbidade”, diz.


  • Fonte: Amazonas Atual.
  • Imagem: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias