Nesta quinta-feira (15), por 8 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu derrubar as condenações da Operação Lava Jato, relacionadas ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
O resultado manteve a decisão do ministro Edson Fachin, que considerou que a Justiça Federal de Curitiba não possuía competência para as investigações; no dia 22 de abril o plenário irá analisar a suspeição do ex-juiz federal Sérgio Moro.
Os ministros decidem agora se mantêm ou se derrubam, na íntegra ou parcialmente, todos os pontos levantados na decisão que o relator da Lava Jato no STF proferiu há cerca de um mês: a anulação das condenações de Lula no âmbito da operação; o envio dos processos – triplex do Guarujá, sítio de Atibaia, terreno do Instituto Lula e doações da Odebrecht ao mesmo instituto – à Justiça Federal do DF; e o arquivamento da suspeição do ex-juiz federal Sérgio Moro.
- Fonte: Portal O Convergente – https://oconvergente.com.br/2021/04/15/stf-derruba-condenacoes-de-lula-e-mantem-o-petista-elegivel/