O esquema que obteve proporções escandalosas montado pelo governo Bolsonaro para comprar o apoio de parlamentares no Congresso Nacional, acabou sendo revelado na manhã de domingo (9) por veículo de comunicação nacional.
Após grande repercussão dos internautas e opositores do presidente que não deixaram passar despercebido, apelidaram o esquema de “tratoraço” e “bolsolão”. Os dois termos estiveram entre os assuntos mais comentados do Twitter.
Conforme divulgado, o presidente Jair Bolsonaro teria montado no final de 2020 um orçamento secreto e paralelo no valor de R$ 3 bilhões em emendas para comparar congressistas. Boa parte do dinheiro era destinada à compra de tratores e equipamentos agrícolas por preços até 259% acima da referência.
Os ofícios divulgados, indicam que o esquema passa por cima das leis orçamentárias, pois é atribuição dos ministros definir onde e como aplicar os recursos. Além disso, prejudica o controle do Tribunal de Contas da União (TCU).
“‘Orçamento secreto’ em outros governos era chamado de mensalão. Bolsonaro tem agora o seu Bolsolão”, disse o jornalista George Marques, entre inúmeras outras reações do tipo que tentam associar o esquema do atual presidente à maneira como a imprensa se referia a casos de corrupção em outros governos.
Esquema de 3 bilhões e com compras superfaturadas, chamem de orçamento secreto, #bolsolão #tratoraço #mensalão, mas é tudo CORRUPÇÃO. Prática que faz parte da vida do Bolsonaro. Da rachadinha para a compra de parlamentares só faltava uma coisa, ter poder para isso.
— Ivan Valente (@IvanValente) May 10, 2021
A COMPRA DO CENTRÃO DARIA PARA TER COMPRADO 50 MILHÕES DE VACINAS. #Bolsolao #tratoraco #Fantastico pic.twitter.com/GYkWySKIpz
— Bolsonaro Genocida 🇧🇷🏴 (@do_genocida) May 10, 2021
Demorou aparecer o novo esquema d corrupção d Jair: BOLSOLÃO – conforme diversas reportagens em diversos meios de comunicação, isso mostra que a nova edição do MENSALÃO. Tudo indica que é a mesmíssima coisa: dinheiro em troca de apoio nas votações! "Me chama de corrupto, p*..!" pic.twitter.com/8enBrJXadN
— JSPendot⚖️ (@JSPendot) May 10, 2021
O Brasil teve Mensalão, depois Petrolão e agora tem Tratolão. Um privilégio pátrio.
— Gilberto Natalini (@gnatalini) May 10, 2021
- Fonte: Da Redação / O Estadão.
- Foto: Divulgação.