quarta-feira, novembro 27, 2024

Saúde – “Efeito Covid-19” – Fiocruz sugere abertura de escolas e creches, e diz que adultos são fonte de infecção mais comum que crianças.

Conforme divulgado em estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz-Fiocruz, publicado na revista médica Pediatric, as crianças têm mais chance de pegar a covid-19 dos adultos, do que transmitir a doença para pessoas acima dos 18 anos.

O ensaio realiza a sugestão que a reabertura de escolas e creches é segura, a partir da imunização dos profissionais da saúde e de medidas de prevenção para a transmissão do SARS-CoV-2.

A Fundação realizou a pesquisa em parceria com a Universidade da Califórnia e a Escola de Medicina Tropical e Higiene de Londres, o qual pesquisaram 259 famílias da comunidade de Manguinhos, no Rio de Janeiro, sendo 323 crianças (0 a 13 anos), 54 adolescentes (14 a 19 anos) e 290 adultos. Os voluntários foram analisados de maio a setembro de 2020.

Nos dados foi possível observar que quarenta e cinco (13,9%) crianças apresentaram o teste PCR positivo. Sendo que, 25% dos infectados tinham menos de um ano e 21% era da faixa etária de 11 a 13 anos, sendo possível confirmar a teoria de que os pequenos foram infectados após ou ao mesmo tempo que o adulto, principalmente quando a pessoa infectada era é o pai ou a mãe.

A pesquisa ainda ressalta a importância de incluir crianças na campanha de vacinação. Já que, se os adultos foram imunizados e os mais novos não, eles podem continuar a manter a epidemia. Levando em conta a diferença entre as estratégias de vacinação para proteção individual e as estratégias para alcançar a imunidade do rebanho.

Se no mínimo 85% de indivíduos precisam ser imunizados para conter a pandemia, este nível de proteção só pode ser alcançado com a inclusão de crianças nos programas de imunização, principalmente no Brasil, onde 25% da população tem menos de 18 anos.


  • Fonte: Fiocruz.
  • Foto: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias