quinta-feira, novembro 21, 2024

Brasil – Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles é alvo de operação que investiga exportação ilegal de madeira.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o presidente do Ibama, Eduardo Bim, foram alvos de uma operação federal, nesta quarta-feira (19), que estaria investigando a exportação ilegal de madeira para Estados Unidos e Europa.

A operação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que também determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Salles, o afastamento preventivo de Bim do comando do Ibama.

Durante a parte da manhã, por volta das 8h, Salles chegou na superintendência da PF em Brasília, logo após, por volta das 11h, ministro conversou com a imprensa e disse que operação é “exagerada” e negou envolvimento na exportação de madeira.

Na operação, Alexandre de Moraes determinou ainda a suspensão imediata da aplicação de um despacho emitido em fevereiro de 2020, que permitiu a exportação de produtos florestais sem a necessidade de emissão de autorizações de exportação.

“Estima-se que o referido despacho, elaborado a pedido de empresas que tiveram cargas não licenciadas apreendidas nos EUA e Europa, resultou na regularização de mais de 8 mil cargas de madeira exportadas ilegalmente entre os anos de 2019 e 2020”, informou a PF.

Ao todo, 160 policiais federais cumprem 35 mandados no Distrito Federal, no Pará e em São Paulo, incluindo endereços residenciais do ministro Salles em São Paulo, no imóvel funcional em Brasília e no gabinete da pasta de Meio Ambiente no Pará.

A Procuradoria-Geral da República afirmou que não foi requisitado para manifestar sobre a Operação Akuanduba que fez buscas na manhã desta quarta (19), contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o presidente do Ibama, Eduardo Bim. Em nota, o órgão diz que tal situação ‘em princípio, pode violar o sistema constitucional acusatório’.


  • Fonte: G1 / Da Redação.
  • Foto: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias