sábado, outubro 5, 2024

Política – Confira medidas desenvolvidas pela Prefeitura de Manaus para combater ondas de ataque de facção criminosa.

O Prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou durante o dia de hoje (7) algumas medidas para contornar a situação caótica que vive a capital. Elas visam principalmente a reestruturação dos locais afetados e a contenção de novas ondas de violência.

Pela manhã, David esteve em alguns lugares administrados pela Prefeitura de Manaus que foram alvos de vandalismo por integrantes do crime organizado. Unidades Básicas de Saúde (UBS), um Distrito de Obras, unidades escolares e a rotatória Umberto Calderaro Filho, a Bola das Letras, tiveram suas estruturas incendiadas por criminosos nas últimas 48 horas. A ação dos criminosos também suspendeu os atendimentos nas UBS’s e a campanha de vacinação contra Covid-19 nesta segunda.

“Em todos os lugares que a prefeitura teve as suas estruturas atacadas nós vamos trabalhar para, no menor espaço de tempo possível, colocar novamente à disposição da população”, destacou David Almeida.

David visitou um Distrito de Obras, localizado na Zona Oeste da cidade, o qual foi incendiado. Ele destacou que cabe à prefeitura fazer as obras de recuperação de todos os espaços no menor tempo possível, de preferência em até 48 horas, para que o funcionamento da cidade retorne à normalidade.

No intuito de conter novas ações criminosas, o Prefeito anunciou que a Guarda Municipal será devidamente armada e passará por treinamento com policiais militares para integrar o corpo de segurança pública da capital, todavia esta medida precisa passar por lei na Câmara Municipal de Manaus (CMM), que esteve fechada durante o dia de hoje (7).

A medida de armamento da Guarda Municipal deve acontecer após David Almeida mandar Mensagem de Lei à Câmara Municipal de Manaus, solicitando a criação de uma nova secretaria, chamada de Secretaria Municipal de Defesa Social, que daria um reforço na segurança pública e completaria lacunas que permitem a crescente do crime na capital. O planejamento já está sendo discutido e o pedido para criação da pasta deve ser entregue até esta quarta (9) aos vereadores.

“Não fiz antes pois existem algumas leis que impedem a criação de estruturas e aumento de despesas, portanto estamos remanejando estruturas de outras secretarias para que nós possamos adequar a Secretaria de Defesa Social. Assim que criada, vamos iniciar o armamento da nossa guarda municipal”, disse.

Ainda segundo o prefeito, outras medidas devem ser tomadas, como a realização de um convênio com a Polícia Militar. “Queremos ter a possibilidade de comprar a folga do policial militar, adquirir, comprar ou alugar viaturas, fazer um quartel general, uma corregedoria, treinar os nossos guardas municipais. Com essas ações, vamos ter um efetivo de cerca de 700 homens à disposição da segurança pública de Manaus”, citou em comunicado.

O escolhido por David Almeida para conduzir a nova secretaria é o ex-secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes. “Já trabalhamos juntos quando fui governador, e ele desempenhou um importante trabalho quando estivemos juntos naquele momento”, garantiu o prefeito.


  • Fonte: Portal O Convergente / Portal A Crítica.
  • Foto: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias