O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), deflagrou, nesta quarta-feira (9), a Operação “Luz na Infância 8” com o objetivo de identificar autores de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet. Ao todo, são cumpridos 176 mandados de busca em 18 estados e cinco países.
Os estados são: SP, RJ, PA, ES, RO, MT, PR, CE, GO, MS, SC, RN, AL, PI, BA, MA, AM e RS. Além de Argentina, Estados Unidos, Panamá, Paraguai e Equador. Segundo a pasta, 73 pessoas foram presas somando estes países:
- Brasil: 39
- Argentina: 26
- EUA: 4
- Paraguai: 4
Rio Grande do Sul, Ceará, Paraná e Pará são alguns dos estados onde ocorreram prisões. No Brasil, a operação conta com apoio da Polícia Civil. Nos demais países, “agentes de aplicação da lei” participam da investigação, além de embaixadas, segundo o ministério.
Ademais, a “Luz na Infância 8” conta com colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Homeland Security Investigations (HSI), que ofereceu cursos, compartilhamento de boas práticas e capacitações.
Inicialmente, a operação ocorreria em 17 estados e que seriam cumpridos 173 mandados de busca e apreensão. Porém, o estado do Amazonas foi incluído posteriormente, junto a mais três ordens judiciais.
As penalidades para os crimes investigados variam de 1 a 8 anos de prisão. Quem armazena material de pornografia infantil pode cumprir pena de 1 a 4 anos de reclusão. Já para quem compartilha, a pena prevista é de 3 a 6 anos. A punição para quem produz esse tipo de material é de 4 a 8 anos de prisão.
“A fronteira não é limite para criminosos poderem cometer crimes”, disse Alfredo Carrijo, secretário de Operações Integradas do Ministério da Justiça, durante a operação internacional.
Além disso, o coordenador do Laboratório de Inteligência Cibernética da Diretoria de Operações do ministério, Alesandro Barreto, lembrou que as pessoas estão mais conectadas e isso “é um terreno fértil para os criminosos”.
“As pessoas estão mais conectadas porque têm a educação online. Por isso, é importante a prevenção. Se os pais prestarem atenção com quem os filhos estão conversando, esse crime vai diminuir.”, afirmou Barreto.
Confira abaixo o balanço das sete fases anteriores da Operação Luz na Infância:
- Luz na Infância 1: Realizada em 20 de outubro de 2017, cumpriu 157 mandados de busca e apreensão. Foram presas 108 pessoas.
- Luz na Infância 2: Realizada em 17 de maio de 2018, cumpriu 579 mandados de busca e apreensão. Foram presas 251 pessoas.
- Luz na Infância 3: Realizada em 22 de novembro de 2018, cumpriu 110 mandados de busca e apreensão no Brasil e na Argentina. Foram presas 46 pessoas pela Polícia Civil.
- Luz na Infância 4: Realizada em 28 de março de 2019, cumpriu 266 mandados de busca e apreensão. Foram presas 141 pessoas.
- Luz na Infância 5: Realizada em 04 de setembro de 2019, cumpriu 105 mandados de busca e apreensão. Foram presas 51 pessoas. Além do Brasil, a operação foi realizada nos Estados Unidos, Equador, El Salvador, Panamá, Paraguai e Chile.
- Luz na Infância 6: Realizada em 18 de fevereiro de 2020, cumpriu 112 mandados de busca e apreensão e prendeu em flagrante 43 pessoas no Brasil e quatro no exterior.
- Luz na Infância 7: Realizada em 6 de novembro de 2020, cumpriu 189 mandados de busca e apreensão e prendeu em flagrante 74 pessoas no Brasil e 35 no exterior.
- Fonte: G1 / Diário do Nordeste.
- Foto: Divulgação.