quinta-feira, novembro 21, 2024

Brasil – “Carta marcada” – Bolsonaro é multado por Doria ao ignorar uso de máscara e promover aglomeração em São Paulo.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), autuou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) neste último sábado (12), por gerar aglomerações e por não usar máscara de proteção facial contra a Covid-19 em evento com desfile de motocicletas na capital paulista, denominado “motociata”.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, e o ministro da Infraestutura, Tarcísio Gomes, também foram autuados. Os três participaram da “motociata”, que reúne milhares de motocicletas. O ato começou na praça Campo de Bagatelle, em Santana, Zona Norte de São Paulo.

Ato com Bolsonaro reúne 12 mil motos em SP em meio a novo avanço da pandemia - 12/06/2021 - Poder - Folha
Bolsonaro em evento realizado na capital paulista.

O Governo do Estado afirma que equipes da Saúde e Segurança Pública flagraram o desrespeito das três figuras às diretrizes de enfrentamento à Covid-19. O valor da autuação ficou estabelecido em R$552,71.

“O documento endereçado às três autoridades pontua a necessidade da manutenção das medidas preventivas já conhecidas e preconizadas pelas autoridades sanitárias internacionais, como uso de máscara e distanciamento”, diz a nota.

Multa aplicada ao presidente Jair Bolsonaro por não usar máscara em São Paulo.
Autuação feita pela Secretária de Estado da Sáude de São Paulo.

Adversário de Bolsonaro, Doria já havia dito na última quarta-feira (9), no Palácio dos Bandeirantes, que caso o presidente não usasse a proteção durante a motociata, seria multado por desrespeito às normas sanitárias. “Ele será multado como qualquer outro cidadão que não usar máscara”, disse. Nesta sexta-feira (11), Bolsonaro respondeu questionando se Doria era o “doninho” de São Paulo.

O presidente já havia sido autuado pelo governo Flávio Dino (PC do B), do Maranhão, por causar aglomeração e usar máscara de proteção facial em evento em Açailândia (a 560 km de São Luís), no dia 21 de maio.

Neste caso, pouco se destaca o valor, mas sim as ações do governo federal em período pandêmico. Dentre elas, promover aglomerações, incentivar o uso da hidroxicloroquina como tratamento, aconselhar a não utilização de máscaras e demora na negociação de compra das vacinas.


  • Fonte: Terra / G1 / O Tempo.
  • Foto: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias