Na manhã deste sábado (12), iniciou a ação vacinação contra a Covid-19 para pessoas de 45 a 51 anos de idade. Os postos de vacinação tradicionais abriram às 9h e Unidades Básicas de Saúde (UBS) às 8. Ao todo, 64 locais foram disponibilizadas à população.
De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em torno de 53 mil pessoas da faixa etária de 45 a 51 anos já haviam recebido a primeira dose de imunizante, até as 17h de ontem (12). A ação está mobilizando diretamente, em torno de 3 mil servidores municipais e estaduais, além dos que estão atuando no suporte ao trânsito, ao transporte e à segurança pública.
Uma movimentação intensa de carros e pedestres foi observada na maioria dos postos da cidade, principalmente nos principais deles, como o Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo), o Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques e a Arena do Amazonônia, os quais estão funcionando ininterruptamente até 17h deste domingo.
Na manhã de ontem (12), durante visitação nos postos de vacinação, a secretária Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, fez um apelo à população para que evitem aglomeração nos pontos de vacinação.
“Mas eu gostaria de fazer um apelo, se as pessoas verem que o sambódromo está lotado, nós temos aqui ao lado o Vasco Vasques e Arena da Amazônia, onde eu ainda tenho ponto de vacinação, para pedestres, vamos ver se a gente consegue organizar pra que não haja aglomeração e garanta a segurança de toda a população”, pediu a secretária.
Em vídeo, gravado por morador da região, mostra-se o engarrafamento ao redor da Arena da Amazônia já pela parte da noite deste último sábado (12).
A vendedora Ana Rita Oliveira, 47, trabalha durante o dia e quis aproveitar a noite para tomar a primeira dose da vacina. Ana destacou que a iniciativa da prefeitura foi importante.
“Estou me sentindo muito feliz, acho que agora estamos mais protegidos, tomei a primeira dose e já estou ansiosa pela segunda, saí do trabalho e vim. Tem pessoas que assim como eu, realmente trabalham até tarde e só conseguiram vir nesse horário da noite, então eu achei essa iniciativa ótima, muito importante, assim muitas pessoas podem ser imunizadas”, salientou Ana Rita.
Vale destacar que, o público de hoje (13) será da faixa etária entre 44 e 40 anos. Todos precisam ficar atentos antes de ir aos postos de vacinação. É necessário que o usuário apresente documento de identidade original, com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia).
A ação é realizada em parceria entre a Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado do Amazonas e tem o objetivo de acelerar a imunização do público. Até o momento, a campanha municipal já imunizou pessoas de até 45 anos, além de 27 grupos prioritários.
- Fonte: Agência Brasil / Semcom / d24am.
- Foto: Nainy Castelo Branco / Divulgação.