quinta-feira, julho 4, 2024

Manaus – Nível do Rio Negro desce 1 centímetro e inicia vazante após sua maior cheia já registrada.

Nesta segunda-feira (14), o Rio Negro iniciou o processo de vazante, ao descer 1 centímetro. A cota máxima chegou aos 30 metros no dia 5 de junho de 2021, sendo a maior cheia dos últimos 119 anos. A informação é da Defesa Civil de Manaus.

De acordo com o boletim da Defesa Civil, em todo o Amazonas, mais de 455 mil pessoas foram atingidas pela cheia deste ano.

A Prefeitura de Manaus, em conjunto com o Governo do Estado, continua com ações para minimizar os danos causados pelo fenômeno natural na região.

Em Manaus, foram construídos 10 mil metros de pontes e passarelas em 20 bairros da capital Amazonense, segundo informações da Defesa Civil.

Em diversos pontos, a circulação de pessoas ocorre somente por meio de passarelas. O centro histórico registra vários pontos de alagamento. A Praça do Relógio e o prédio da Alfândega estão entre os locais mais atingidos.

A água do Rio Negro também invadiu o local onde funcionava a mais tradicional feira da capital, a Manaus Moderna. Como isso, os feirantes foram transferidos para uma balsa. Lojistas tiveram os estabelecimentos alagados, mesmo com as contenções para impedir a entrada da água.

Todavia, em praticamente todo o Amazonas, a cheia causa inundações e prejuízos ainda mais impactantes. De acordo com dados da Defesa Civil, mais de 400 mil pessoas estão afetadas. Das 62 cidades, 48 estão em estado de emergência.

De acordo com o Serviço Geológico do Brasil, a previsão era que o rio chegasse à cota máxima de 30 metros. A expectativa é que, agora, o nível do rio comece a baixar. De acordo com o órgão, abaixo dos 27 metros o nível do rio é considerado patamar normal para a cheia.


  • Fonte: CRPM / d24am / G1.
  • Foto: Nelson Antoine / Rebeca Beatriz / Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias