Neste sábado (19), ocorrerão vários protestos pelo Brasil contra o presidente da República Jair Bolsonaro e todas suas atitudes a respeito da pandemia, consideradas “negacionistas” pelos militantes. O Partido dos Trabalhadores (PT), dos ex-presidentes Lula e Dilma, está a frente dos movimentos, em conjunto com os grupos Povo sem Medo, Brasil Popular e Coalizão Negra por Direitos. Em Manaus, o ato ocorre às 15h, na Praça da Saudade, Centro da capital.
Há atos marcados em pelo menos 409 cidades —foram 230 da última vez, dia 29 de maio—, de acordo com os organizadores, para pedir o impeachment do presidente, celeridade no processo de vacinação contra a Covid-19, o retorno do auxílio emergencial de 600 reais (o valor pago agora é menos da metade) e o fim da violência policial contra a população negra.
O protesto vai ser um teste também para o ex-presidente Lula da Silva, que já manifestou vontade de participar dos atos deste sábado, ao contrário do que aconteceu no dia 29, quando preferiu o silêncio antes e durante as manifestações. Por fim, fez questão de enfatizar que não se trata de uma questão partidária, e sim uma luta pela democracia brasileira.
Amanhã vai ter. Confira a lista completa com os locais dos atos: https://t.co/JUIojaSZ3Z
— Lula (@LulaOficial) June 18, 2021
A nova convocatória acontece às vésperas de que o país alcance a marca de meio milhão de mortos pela Covid-19, e com 95.000 óbitos pela doença registrados nas três semanas que separam este daquele primeiro protesto massivo, de acordo com os dados do Ministério da Saúde.
“Há um sentimento hegemônico de basta, de não aguentar mais tanto a situação da pandemia, em si, como toda a catástrofe social do país. As pessoas que tinham assistido às primeiras ondas da pandemia meio de longe agora se percebem perdendo pessoas próximas”, comentou Douglas Belchior, porta-voz da Coalizão Negra por Direitos.
O PT divulgou em suas redes sociais todos os locais que terão protestos pelo Brasil:
🚩 Bom dia companheiras e companheiros, hoje é dia de #19JForaBolsonaro nas ruas e nas redes!
📣 Confira e compartilhe o local e horário da sua cidade: 🗺 https://t.co/vz96MI334N pic.twitter.com/uwTLKwbvCN
— PT Brasil (@ptbrasil) June 19, 2021
- Fonte: G1 / El País.
- Foto: Divulgação.