sexta-feira, novembro 22, 2024

Saúde – Prefeito David Almeida comemora a marca de 1 milhão de doses aplicadas em Manaus e promete baixar ainda mais a idade para vacinação nas próximas semanas.

Neste último sábado (19), durante outra ação de vacinação em massa na cidade de Manaus, o prefeito David Almeida anunciou a marca de 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas nas pessoas dos grupos prioritários e população geral da capital.

O chefe do Executivo municipal fez questão de acompanhar a “virada” do Vacinômetro, no ponto que funciona no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), na Zona Sul. No início da tarde, a prefeitura anunciou a antecipação para 34 anos do público que poderia ser vacinado. Foram aplicadas mais de 30 mil doses em menos de nove horas de atendimento durante a intensificação da vacinação.

Após a aplicação da milionésima dose, houve comemoração no CCPA, com a soltura de 500 balões brancos e queima de fogos. “Esse é um momento histórico para a nossa cidade e me sinto privilegiado por participar, não só como cidadão, mas por ser o gestor e poder estar à frente de tamanho desafio. Exatamente nesta data, 19, completamos cinco meses de campanha. Essa marca, de um milhão, representa uma média de 6,6 mil doses aplicadas por dia, se considerarmos os 150 dias desse período. Um resultado que só com muito empenho e dedicação de todos os envolvidos, servidores e parceiros, poderia ser alcançado”, destacou David.

“Essa campanha magnífica nos faz acreditar que dias melhores virão para a nossa cidade. Isso serve como combustível para todos nós continuarmos a trabalhar. Agora vou ficar aguardando a ligação do governador (Wilson Lima), para que a gente possa fazer uma nova campanha, um novo mutirão, já na próxima semana, para baixarmos ainda mais 10 anos e alcançar a faixa etária de 24 anos”, afirmou o prefeito.

A universitária Hellen Pereira, de 34 anos, foi quem recebeu a milionésima dose de vacina aplicada nesta campanha.

“Estou muito emocionada. Foi uma surpresa para mim. Agradeço a Deus e à prefeitura por nos proporcionar essa vacinação”, disse.

A responsável pela aplicação foi a técnica de enfermagem do Distrito de Saúde Sul, Sandra Mara Pereira, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

“Não poderia estar mais feliz por ver a população da minha cidade sendo imunizada. Essa, com certeza, será a dose mais importante que apliquei. Ficará na minha memória para sempre”, afirmou.

No momento, a expectativa é que durante a semana sejam anunciadas mais ações de vacinação, alcançando uma faixa etária bem além dos 34 anos. Todavia, apenas um ponto tem incomodado a direção da prefeitura e todos os órgãos responsáveis pela campanha de vacinação na capital.

E este ponto trata-se do receio da população em tomar a vacina AstraZeneca, justamente a que tem sido disponibilizada nos últimos tempos, preferindo esperar pela CoronaVac ou outro imunizante. Visto que, os seus efeitos são considerados “mais fortes”, como indisposição, febre, enjoo, entre outros. Consequentemente, essa “rejeição” pode contribuir para a abertura de lacunas durante a campanha de vacinação.

“Faço um apelo para que quem tá na faixa etária e nos grupos prioritários já contemplados, compareça aos postos de vacinação para tomar a primeira e a segunda doses, seguindo as recomendações da Semsa”, afirmou, dias atrás, o prefeito David Almeida.


  • Fonte: Semcom.
  • Foto: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias