domingo, julho 7, 2024

Saúde – Misturar as vacinas Pfizer e AstraZeneca aumenta a porcentagem de eficácia, aponta estudo de Oxford.

Divulgada nesta última segunda-feira (28), uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford apontou resultados positivos na mistura de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer e da AstraZeneca. O estudo foi realizado com 850 voluntários, todos com 50 anos ou mais.

A análise comparou o nível de proteção oferecida por duas doses de imunizantes de tecnologias diferentes em relação a duas doses do mesmo medicamento. As aplicações foram feitas no intervalo de quatro semanas.

Quem recebeu a primeira dose da AstraZeneca (que usa o vetor viral) seguida da Pfizer (que usa o RNA mensageiro) produziu mais anticorpos e células T. A inversão de aplicações também mostrou uma melhor resposta do que nos casos de duas doses da AstraZeneca.

Já aqueles que receberam as duas doses da Pfizer tiveram a maior resposta imunológica de todos os grupos.

Matthew Snape, o professor de Oxford por trás do ensaio, disse que as descobertas poderiam ser usadas para dar flexibilidade aos lançamentos de vacinas, mas não eram grandes o suficiente para recomendar uma mudança mais ampla de programações clinicamente aprovadas por conta própria.

“É certamente encorajador que essas respostas de anticorpos e células T pareçam boas com os cronogramas mistos”, disse ele a repórteres.

“Mas eu acho que seu padrão deve permanecer, a menos que haja uma boa razão de outra forma, para o que está provado que funciona”, acrescentou, referindo-se aos esquemas de vacinas de mesma injeção avaliados em testes clínicos.

Outra conclusão do estudo foi que pessoas vacinadas com duas doses do imunizante da AstraZeneca podem ter uma resposta imunológica mais forte, caso recebam uma terceira injeção diferente como reforço.

A medida é avaliada pelo governo britânico e pode acontecer no país a partir de setembro.


  • Fonte: R7 / CNN.
  • Foto: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias