domingo, julho 7, 2024

Infraestrutura – Prefeitura de Manaus busca métodos modernos para construir pontes e passarelas pela capital.

Em busca de soluções definitivas para a infraestrutura em relação às construções de pontes e passarelas na capital, inclusive em pontos onde os igarapés foram represados pelas redes de drenagem, o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, teve, nos últimos dias, reuniões com os diretores da TVM Tecnologia, Henrique Carvalho e José dos Santos, empresa mineira capaz de fazer as estruturas em tempo menor que em obras convencionais.

Os diretores foram recebidos pelo prefeito David Almeida e, durante uma apresentação, afirmaram que com um método industrial, pontes e passarelas podem ser construídas com custos menores que os praticados no mercado. A empresa, sediada em Minas Gerais, já construiu mais de 1,2 mil pontes em mais de 18 anos de existência e atuou nos desastres causados por rompimentos de barragens na Região Serrana do Rio de Janeiro, em 2011, e em Mariana, em 2015, e Brumadinho, em 2019, ambos em Minas Gerais (MG).

“A determinação do prefeito David Almeida é que adotemos soluções modernas, baratas e eficientes para levar as melhorias que a população precisa em Manaus, garantindo infraestrutura de qualidade e dignidade para todos. Esta empresa possui uma tecnologia diferenciada, moderna e que pode ser aplicada em nossa capital, um lugar onde as pontes e passarelas são extremamente necessárias devido ao grande número de igarapés que cortam nossa cidade”, afirmou Rotta.

Depois de uma rápida apresentação, o vice-prefeito e parte do corpo técnico da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) acompanharam os diretores nas visitas em vias como as avenidas Djalma Batista, Cosme Ferreira e Lourenço Braga, além de bairros onde as comunidades são atendidas por pontes de madeira como o São José, Jorge Teixeira e Cidade Nova, para que que os empresários conheçam a realidade da capital.

Tecnologia

De acordo com o diretor-presidente da TVM, Henrique Carvalho, com um tempo médio de oito dias para a reconstrução de cada ponte – com comprimentos variando entre 28 e 50 metros -, em condições extremamente adversas, a empresa requer apenas cinco pessoas para construir uma estrutura de 12 metros.

“A técnica consiste em produzir todos os elementos estruturais em nossas fábricas e implantá-los no local da instalação. O processo é tão simples que vendemos hoje kits de pontes e passarelas”, disse.


  • Fonte: Semcom.
  • Foto: Divulgação.

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