Nesta última segunda-feira (12), um incêndio em um hospital que trata pacientes de Covid-19 em Nassíria, no sul do Iraque, deixou 92 mortos e mais de 100 feridos.
Fontes ligadas à área de saúde alertam que o total de mortos pode ser ainda maior porque havia, na madrugada desta terça-feira (13), pacientes desaparecidos. Dois funcionários estão entre os mortos.
Informações preliminares
De acordo com um repórter da agência Reuters que presenciou a cena, socorristas e profissionais de saúde levaram corpos carbonizados para fora do hospital enquanto muitos pacientes tossiam no meio da fumaça.
A agência de notícias estatal iraquiana disse que as operações de resgate no hospital continuaram mesmo depois que as chamas foram controladas. Segundo testemunhas, a operação foi bastante complicada.
As causas ainda não estão completamente esclarecidas, mas um relatório preliminar de polícia aponta uma explosão em um tanque de oxigênio dentro da ala de pacientes com coronavírus do hospital.
Uma multidão se aglomerou no necrotério. As pessoas culpam as autoridades locais por negligência.
Ainda nesta terça-feira, equipes de resgate usavam um guindaste pesado para retirar os restos chamuscados e derretidos de parte do hospital Al-Hussain, onde pacientes de Covid-19 estavam sendo tratados, e enquanto parentes se reuniam nas imediações.
Um médico do hospital, que não quis se identificar e cujo turno de segunda-feira terminou algumas horas antes do incêndio começar, disse que a inexistência de medidas de segurança básicas já prenunciava um acidente.
“O hospital não tem um sistema de sprinklers, nem mesmo um simples alarme de incêndio”, disse ele.
O chefe da semioficial Comissão de Direitos Humanos do Iraque disse que este acidente mostrou como as medidas de segurança ainda são ineficazes em um sistema de saúde abalado pela guerra e por sanções.
Incêndio semelhante no país
Em abril, uma explosão em um tanque de oxigênio em um hospital que atende pacientes com Covid-19 em Bagdá, capital do Iraque, deixou 82 mortos e 110 feridos.
O coronavírus infectou mais de 1,4 milhão de pessoas no Iraque. O número de mortos no país passa de 17,5 mil.
- Fonte: Isto É / G1.
- Foto: Divulgação.