Considerada uma das principais estrelas e favoritas dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a ginasta americana Simone Biles declarou que preocupações com a “saúde mental” a levaram a abandonar a final por equipes nesta última terça-feira (27).
“Assim que eu piso no tatame, sou só eu e a minha cabeça, lidando com demônios. Tenho que fazer o que é certo para mim e me concentrar na minha saúde mental e não prejudicar minha saúde e meu bem-estar. Há vida além da ginástica”, explicou a atleta, após a derrota da equipe americana.
“Eu senti que elas precisavam avançar sem mim e elas fizeram exatamente isso. Foi uma longa jornada olímpica, foi um longo ano. Depois da apresentação que fiz, não queria ir para os outros aparelhos, então quis dar um passo para trás, pensar na minha saúde mental”, acrescentou Biles.
A norte-americana abandonou a final por equipes após não conseguir fazer uma boa apresentação em seu primeiro aparelho, o salto. Sua saída surpreendeu todos.
Comunicado da Federação
Em comunicado, a Federação de Ginástica dos Estados Unidos revelou que Biles deixou a decisão por motivos médicos e que ela seria avaliada para as próximas finais da modalidade.
Official statement: "Simone Biles has withdrawn from the team final competition due to a medical issue. She will be assessed daily to determine medical clearance for future competitions."
Thinking of you, Simone! pic.twitter.com/QA1GYHwWTv
— USA Gymnastics (@USAGym) July 27, 2021
Próxima prova
A ginasta estadunidense, vencedora de 4 medalhas de ouro e 1 de bronze no Rio 2016, disputaria a final da categoria geral individual, na manhã da próxima quinta-feira (29). No entanto, diante deste cenário, a atleta virou dúvida para a competição.
Biles disse em suas redes sociais que tiraria esta quarta-feira (28) de folga, e só depois decidiria se pretende continuar competindo nas Olímpiadas de Tóquio. Caso não dispute a final amanhã, a brasileira Rebeca Andrade se torna a favorita para a medalha de ouro, já que se classificou em 2ª para a final, atrás apenas da ginasta estadunidense.
- Fonte: GE / UOL.
- Foto: Divulgação.