Nesta segunda-feira (2), as casas legislativas que representam a cidade de Manaus e o estado do Amazonas retornam às suas atividades, após período de recesso parlamentar. A Câmara Municipal de Manaus (CMM) e a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) voltam com projetos, embates e expectativas.
Aleam
Após 15 dias sem realizar sessões plenárias, devido ao recesso parlamentar, os deputados estaduais retomam os trabalho na Aleam.
Com o retorno, uma forte movimentação política entre oposição e base governista deve se formar nos bastidores da Casa Legislativa, visto que os parlamentares se movimentam para instaurar a CPI da Asfixia, retomar o processo de cassação contra a deputada Joana Darc e aprovar a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2022.
Além disso, na pauta, estão estão atividades da Comissão de Educação, presidida pela deputada Therezinha Ruiz (PSDB), como a audiência pública para debater a implantação do Novo Ensino Médio na educação pública do Estado.
“Esse modelo traz uma nova organização curricular e a ampliação da carga horária mínima das atuais 800 horas para mil horas anuais. Contempla as aprendizagens essenciais e comuns a todos os jovens e oferecerá diferentes possibilidades de escolha aos estudantes a partir dos itinerários formativos, incluindo a formação técnica e profissional de forma a aprofundar conhecimentos e ajudar na inserção dos jovens no mercado de trabalho”, afirma Therezinha.
Com esta legislação aprovada, o ensino médio poderá ofertar até cinco áreas de formação, que possibilitarão ao estudante escolher em qual área quer aprofundar seus conhecimentos.
Também há a expectativa de que, esta semana, o programa Educa+Amazonas, proposto pelo Governo do Estado, comece a tramitar e tenha sua votação iniciada. O projeto visa garantir a implantação do pagamento de 14º e 15º salários para profissionais da educação, além do investimento de R$400 milhões na área educacional.
Educação – Governo do Estado lança o projeto Educa+Amazonas. CONFIRA!
O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV), confirmou que a expectativa do parlamento na volta do recesso é de muito trabalho e votação de projetos importantes para o Amazonas.
“Vamos iniciar o segundo semestre com muito trabalho e muita disposição. Como fizemos no primeiro semestre, quando muitas proposituras foram analisadas, votadas e aprovadas, não será diferente no segundo semestre do ano. As matérias do Executivo que favoreçam a população amazonense sempre terão total atenção do Legislativo Estadual”, afirmou.
CMM
As sessões plenárias da CMM também retornam nesta segunda (2), e a expectativa é de que os vereadores analisem 26 projetos de lei após 3 semanas de pausa.
De acordo com os parlamentares da Casa, o segundo semestre na tem dois grandes projetos para serem deliberados e votados: a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual.
Segundo o presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), o recesso foi benéfico, visto que serviu para voltarem a atenção às suas bases eleitorais, com uma intensificação do trabalho comunitário.
“Todos as matérias ingressadas no primeiro semestre foram deliberadas, votadas ou encaminhadas às Comissões Técnicas da Casa”, ressaltou Reis.
- Fonte: O Poder.
- Foto: Divulgação.